Os benefícios da tapioca para sua saúde
Avalie este post

Muito adeptos de dietas têm usado a tapioca como substituta do pão no café da manhã e no lanche da tarde. Além da sensação de saciedade, este alimento também é livre de glúten, possui menos calorias e, por conseguinte, auxilia no emagrecimento saudável.

Outra vantagem é que ela pode ser recheada de acordo com o seu gosto, variando entre doces e salgadas, e existem diversas receitas de tapioca light disponíveis. A seguir, vamos ver alguns dos inúmeros benefícios da tapioca.

A tapioca promove melhora na circulação

A tapioca é rica em ferro, substância essencial para o funcionamento do corpo. Ele também é o grande responsável pela criação de glóbulos vermelhos no organismo, prevenindo a má circulação, a anemia e condições relacionadas.

Melhora a digestão

Prisão de ventre é extremamente desconfortável e a tapioca pode ajudar a diminuir os transtornos que ela causa. O alimento ajuda a regular o trânsito intestinal, ao mesmo tempo que previne inflamações e dores abdominais.

Tapioca e a saúde óssea

Além de ser fonte de ferro, a tapioca também possui vitamina K e cálcio, que desempenham um papel importante na proteção e no desenvolvimento dos ossos. Com a idade, a tendência da densidade mineral óssea é diminuir, o que resulta em osteoporose, osteoartrite e falta de flexibilidade. Por ela ser rica nessas substâncias, o consumo regular de tapioca garante uma melhoria significativa na saúde óssea.

Corpo e mente renovados

Como mencionado, a tapioca é rica em vitamina K, muito importante para a saúde mental. Estudos recentes comprovam que indivíduos que consomem alimentos ricos em vitamina K apresentam menos chances de desenvolver Mal de Alzheimer e têm as atividades neuronais do cérebro mais estimuladas.

A substância também ajuda a manter as vias neurais sempre ativas e previne a ação de radicais livres que causam colapso nos tecidos cerebrais.

Controle da pressão arterial

Ingerir tapioca também garante um controle maior da pressão arterial, já que o alimento é fonte de potássio, um mineral essencial ao corpo humano que funciona como vasodilatador, ou seja, reduz a tensão das artérias e dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue e reduzindo a pressão sobre o sistema cardiovascular.

Pessoas que costumam comer a tapioca são menos propensas a apresentar coágulos, ataques cardíacos repentinos e AVCs (acidente vascular cerebral). Vale ressaltar que o potássio também é fundamental para o equilíbrio de líquidos no organismo.

Procure sua nutricionista

Quer inserir a tapioca na sua dieta? Procure um profissional capacitado para montar um cardápio personalizado às suas necessidades. Na Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, temos nutricionista e outras especialidades à disposição de homens que queiram levar uma vida mais saudável.

Vivace Saúde do Homem
Avenida Rio Branco, 185, Salas 403/404 – 4º andar – Centro, Rio de Janeiro
contato@vivacesaude.com.br
(21) 3199-0400.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados