Placa de banheiro masculino e feminino
Avalie este post

O cálculo renal, problema também conhecido pelos pacientes como pedra nos rins, é um quadro agudo que costuma causar fortes dores e desconforto nas pessoas afetadas.

Mas o que é o cálculo renal?

De uma maneira simples e resumida, o cálculo renal é uma pequena massa formada a partir de cristais. Ele fica nos rins ou no trato urinário dos pacientes, podendo ser dividido em quatro tipos diferentes:

  • cálculo de cálcio;
  • cálculo de estruvita;
  • cálculo de cistina;
  • cálculo de ácido úrico;

Cada tipo varia de acordo com as principais características da pedra e como elas foram formadas.

Quais os principais sintomas da pedra nos rins?

O sintoma mais evidente e característico é a dor intensa e aguda. Os pacientes chegam aos hospitais muitas vezes já debilitados pelo grande desconforto causado pelo cálculo renal.

Normalmente, essas dores costumam afetar o abdômen do paciente e suas costas. A intensidade é alta e é indicado que o afetado procure ajuda médica o mais breve possível, para evitar a piora do quadro.

Além da dor, é comum que os pacientes ainda apresentam febre alta, vômito, dificuldades de ir ao banheiro e até sangue na urina, podendo variar de acordo com a reação, a sensibilidade e o organismo de cada um.

Quem pode sofrer com o cálculo renal?

A pedra nos rins pode surgir em homens e mulheres de diferentes idades, mas essa doença tem alguns fatores de risco e grupos de maior incidência. Conheça quais são eles:

  • pessoas com 40 anos ou mais;
  • histórico familiar;
  • pessoas com dietas ricas em açúcar, proteína e sódio;
  • obesos;
  • pessoas que ingerem pouca água;
  • entre outros.

Esses são apenas alguns dos fatores que contribuem para uma maior probabilidade de sofrer com a doença. Além deles, existem outros que também ajudam no aparecimento desse problema.

E como diagnosticar o problema?

Antes mesmo de visitar o médico ou a emergência, o paciente, provavelmente, irá sentir os sintomas comuns desse tipo de problema. Assim que ele relatar o que está sentindo ao especialista, este irá pedir uma série de exames para um diagnóstico preciso.

O paciente deverá fazer com urgência diferentes testes para verificar se há alguma infecção de urina, qual o comprometimento da função renal e qual a dimensão do cálculo.

Para realizar todas essas verificações, costumam ser pedidos radiografias, ultrassonografias, tomografia de abdômen e outros exames de imagem que os médicos julgarem necessários. Além disso, é comum que o especialista solicite exames de sangue e de urina para uma melhor avaliação do metabolismo.

Quais os possíveis tratamentos?

Depois do diagnóstico, é indicado iniciar imediatamente o tratamento. É possível diminuir a intensidade da dor com medicamentos próprios para essa finalidade. Além disso, é primordial que o paciente beba muita água.

É importante entender que, dependendo do tamanho da pedra, o paciente pode expelir o cálculo de forma natural. Caso ela seja muito grande, é recomendado ureteroscopia, traqueostomia percutânea ou até mesmo cirurgia (se o quadro for muito grave).

Como prevenir?

O melhor método de prevenção é ter uma ótima qualidade de vida, praticando exercícios físicos, tendo uma dieta equilibrada e saudável, ingerindo muito líquido (sobretudo água) e realizando exames frequentemente para controle.

Também é primordial consultar-se com um médico periodicamente para evitar o problema e impedir que ele surja novamente, se o paciente já tiver sofrido com o cálculo renal no passado.

Consulte-se com um especialista

Para saber mais sobre o cálculo renal e passar por uma consulta de rotina, aproveite para agendar um horário na clínica Vivace Saúde do Homem. O local conta com médicos experientes e especializados.

A Vivace Saúde do Homem,clínica de urologia no Rio de Janeiro, conta com um quadro de médicos preparados e qualificados de diversas áreas médicas para atender e esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto. Agende sua consulta!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados

Whatsapp