Novembro Azul
Avalie este post

A campanha Novembro Azul já entrou definitivamente no calendário dos brasileiros, e vem se consolidando a cada ano como uma oportunidade de conscientizar a população para a importância da realização periódica do exame de toque, utilizado pelos médicos urologistas para detectar possíveis anormalidades na próstata.

As estatísticas do INCA, Instituto Nacional do Câncer, comprovam: o câncer de próstata é o segundo mais recorrente entre a população masculina, e em 2013 causou a morte de 13 mil homens em todo o Brasil. Em 2014, foram diagnosticados mais de 68 mil casos da doença, que, quando descoberta nos estágios iniciais tem as chances de cura aumentadas em mais de 90%.

Nesse sentido, a informação é a melhor aliada do homem. Como é uma doença que precisa de diagnóstico precoce para ser curada e o exame de toque é o primeiro passo para detectá-la a tempo de prescrever o tratamento adequado, fica clara a importância de informar a população sobre a necessidade de consultar o médico urologista regularmente.

A participação feminina é muito importante

As mulheres podem e devem aderir à campanha Novembro Azul. Em São Paulo, por exemplo, números do Centro de Referência em Saúde do Homem paulista constatou que 70% dos homens procuram o médico – independentemente da especialidade – graças à influência das companheiras ou dos filhos. Os principais motivos apontados pelos homens é falta de tempo ou a percepção equivocada de que simplesmente não precisam.

O exame de toque é rápido, não leva nem dez segundos, indolor e feito ambulatorialmente. É o primeiro passo para o diagnóstico do câncer de próstata, e é seguido de exames posteriores, como o de PSA, o Antígeno Prostático Específico, que, quando detectado na corrente sanguínea em valores acima do normal, pode indicar a presença de algum tipo de neoplasia prostática.

Consulte seu urologista

Ao longo do mês de novembro, a Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, estará empenhada em divulgar a campanha Novembro Azul, e em convocar os homens a aderir. Participe, converse com parentes e amigos, e dê um toque a favor da vida.

Mais informação na fan page da Vivace Saúde do Homem no Facebook. Acesse https://www.facebook.com/vivacesaudedohomem/.

Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Paulo Roberto

Dr. Paulo Roberto S. de Carvalho
Urologista
CRM 52799041

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados