caspa dermatite seborreica
Caspa ou dermatite seborreica: como evitar e tratar
1 (20%) 1 vote

No período do inverno, observa-se um aumento de homens queixando-se de caspa no consultório. A caspa, tambem chamada de dermatite seborreica, é uma doença inflamatória que não tem cura, apenas controle . Acomete mais homens que mulheres e pode ocorrer tanto nos cabelos secos quanto oleosos.
Sabemos que o estresse interfere bastante no surgimento da dermatite seborréica, agravando o seu quadro, assim como mudanças bruscas de temperatura.
O tratamento consiste em usar shampoo com zinco e cetoconazol. Em casos mais graves e intensos, pode-se usar shampoos com corticóides prescritos pelo dermatologista . Outras medidas que ajudam no controle são lavagem dos cabelos todos os dias para que as escamas não acumulem, preferir água morna ou fria e ainda Não mexer nos fios toda hora. Fique atento, pois a caspa pode surgir na barba e no tórax.

O que é a dermatite seborreica?

Também conhecida como eczema seborreico, a dermatite é uma inflamação causada pela atividade intensa das glândulas sebáceas, que produzem o suor. Não é uma doença grave, e causa, no máximo, coceira e surgimento de caspa. Entretanto, pode gerar incômodo e desconforto quando atinge regiões onde seja mais visível, principalmente no rosto.
Ao contrário do que possa sugerir, a dermatite seborreica não é sinônimo de falta de higiene, tampouco é contagiosa. Trata-se de uma doença crônica, que pode surgir ciclicamente ao longo da vida, principalmente na adolescência e nos primeiros anos da infância.

Quais as suas causas?

Embora não se possa apontar com precisão as reais causas da dermatite seborreica, sabe-se que ela surge com mais intensidade nas regiões onde as glândulas sebáceas são mais ativas. Acredita-se que nessas áreas, a maior produção de suor favoreça a proliferação de um fungo chamado Malassezia, que alimenta-se dos fluidos produzidos pela pele. De qualquer forma, não se pode afirmar com toda segurança que apenas esse microrganismo seja causador de caspa.

Cuide da saúde de sua pele, procure sua dermatologista

Os cuidados com a pele envolvem uma série de procedimentos diários, como uso regular do protetor solar, e alimentação equilibrada. Na Vivace, clínica de saúde do homem, estamos de braços abertos para recebê-lo para uma conversa. Afinal, ter uma pele saudável e bonita é o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida.

Dra. Kaliandra Vanni Cainelli

Dra. Kaliandra Vanni Cainelli
CRM: 52801534

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados