Rapaz com acne passando a mão no cabelo | Como amenizar as cicatrizes da acne
Avalie este post

Quem nunca se frustrou com o aparecimento de uma ou mais acnes que atire o primeiro sabonete dermatológico! Cravos e espinhas atormentam jovens, adolescentes e até adultos, e podem ser causados por conta da oleosidade da pele ou estar relacionados a fatores hormonais. Seja como for, eles incomodam muito e também são capazes de deixar a autoestima de muitas pessoas lá no chão.

Mas não pense que a felicidade surge quando elas começam a secar, já que esse processo traz outra preocupação: as cicatrizes criadas pela acne.

Por que as acnes deixam cicatrizes?

Geralmente mães e avós estão certas em muitos pontos, mas não é verdade que as espinhas só deixam marcas se forem cutucadas. Infelizmente, mesmo que você não toque na acne, ela pode sim deixar uma marca desagradável na pele.

As cicatrizes ocorrem por conta de cistos que, na maioria dos casos, se alojam debaixo da pele e não se conectam facilmente com a superfície. Isso significa que a inflamação mantém-se presa nessa região, envolvendo mais leucócitos concentrados ali e gerando mais destruição. Como autodefesa, a pele tenta se regenerar desesperadamente, resultando em uma cicatriz.

Como diminuir as chances de adquirir uma temida marca de acne?

Ao invés de querer tratar as consequências, é melhor tratar o problema antes que ele surja. Dito isso, a forma mais eficaz de evitar as cicatrizes é combater a acne assim que ela começar a dar os seus primeiros sinais.

Contudo, não se automedique ou compre pomadas e cremes sem recomendação, pois eles podem inflamar e irritar mais ainda. O correto a fazer é procurar imediatamente um dermatologista.

No caso do surgimento de cistos, a injeção de cortisona pode ser indicada, já que ela ameniza bastante a inflamação e diminui as chances de a marca ficar muito expressiva.

A espinha foi embora, mas a cicatriz, não. O que fazer?

Existem algumas técnicas para suavizar as cicatrizes das acnes, mas elas dependem do seu tipo de pele. Por exemplo, em peles mais escuras, podem ser usados peelings de ácido salicílico e glicólico para acelerar o processo de eliminação das manchas decorrentes da acne.

Os cremes retinoides costumam funcionar muito bem para qualquer tipo de pele e melhoram bastante o seu aspecto.

Caso nenhum tratamento resolva, a melhor opção é procurar um dermatologista e recorrer ao método a laser para remoção de cicatrizes de acne. E o mais importante: use sempre protetor solar para evitar que as manchas fiquem mais fortes. A Vivace Saúde do Homem, clínica de urologia no Rio de Janeiro, tem dermatologista e outras especialidades.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados