Peniscopia
Como é feito o exame de peniscopia para o tratamento de HPV
4.79 (95.85%) 53 votes

O exame de peniscopia é realizado por um médico especialista em urologia, para identificar lesões provocadas pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV). As lesões microscópicas e ocasionadas pela doença são detectadas através de uma lupa de aumento ou colposcópio, para uma identificação mais assertiva das lesões cutâneas. Essas lesões são facilmente identificadas no exame, através do uso de uma substância (ácido acético) que irá pigmentar a região afetada. A substância usada no exame é o mesmo ácido encontrado no vinagre, isso explica o cheiro do condimento durante a realização do exame.

Como é realizado o exame

O exame consiste na aplicação de uma compressa com ácido acético em volta do pênis, durante 10 minutos. Após a reação da substância, a região será observada com o auxílio de um peniscópio, um aparelho com lentes capaz de aumentar em 40 vezes a imagem, facilitando a visualização das lesões microscópicas. Caso seja localizada pelo médico a incidência de verrugas ou qualquer outra anormalidade, será necessário fazer uma biópsia, e enviar o material colhido para identificação em laboratório. Todo esse processo é fundamental para ter certeza de qual micro-organismo está sendo responsável pelas lesões e qual será o tratamento mais adequado.

A peniscopia é um exame indolor

A realização da peniscopia é bem simples e rápida para ser realizada. O exame não oferece nenhum tipo de incômodo ao paciente e o resultado sai de imediato. Após a constatação da existência do HPV no organismo do paciente através do resultado do exame, será administrado um tratamento específico para eliminar as lesões.

O exame detecta lesões imperceptíveis a olho nu

A peniscopia é um importante exame de diagnóstico para detectar a presença do HPV, pois permite que seja possível detectar a presença de verrugas microscópicas, imperceptíveis a olho nu. O exame também pode ser usado para diagnósticos de herpes, candidíase entre outros tipos de infecção que atingem a região genital.

O exame deve ser realizado aos primeiros sintomas do vírus

É recomendado que o exame seja feito aos primeiros sintomas do HPV. No caso de pacientes que possuem parceiro fixo, o ideal é que o exame seja feito nos dois, para saber se houve transferência do vírus. Mesmo o resultado sendo negativo em alguma das partes, é preciso ter cautela, pois o homem pode possuir a infecção, mas o vírus não se manifestar. O diagnóstico precoce aumentará as chances de uma breve recuperação.

Clinica de urologia no Rio de Janeiro

A Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, especializada também em cirurgia de vasectomia, oferece peniscopia e outros tratamentos em urologia. Estamos localizados no Centro do Rio, marque já a sua consulta.

Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Paulo Roberto

Dr. Paulo Roberto S. de Carvalho
Urologista
CRM 52799041

  1. 5 de dezembro de 2016

    toda vez que tenho relação sexual com minha esposa, logo após, sinto picadas pontuais no pénis e coceiras.

    • 4 de janeiro de 2017

      Olá, Manoel! Para saber o que você tem, é necessário que você procure um urologista. Você pode marcar a consulta conosco através do e-mail contato@vivacesaude.com.br ou pelo telefone (21) 3199-0400. Nossa clínica fica na Avenida Rio Branco, 185, Salas 403/404 – 4º andar – Centro, RJ.

      Te aguardamos!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados