Como funciona a consulta com o nutricionista?
Avalie este post

Muitos homens adiam o quanto podem a visita ao médico, mesmo quando precisam se consultar. Quando a ida é facultativa então, aí é que eles fogem mesmo. Mas, assim como diversos outros hábitos diários, a alimentação é um dos pilares para se manter bem, sadio e, inclusive, aumentar a expectativa de vida. Entretanto, é muito delicado se autoprescrever uma dieta sem antes ter ajuda profissional, por isso o papel do nutricionista é tão importante.

Muitas pessoas ainda têm dúvida de como funciona uma consulta com o nutricionista e ainda têm receio de ir até o profissional. Mas hoje o blog da Vivace vai explicar que não é bicho de sete cabeças que se pensa!

O primeiro passo do nutricionista é a avaliação clínica

Antes de mais nada, é preciso dizer que a consulta com o nutricionista é individual e atendimento deve ser personalizado. É feita uma entrevista completa (chamada de anamnese) a fim de investigar os hábitos alimentares do paciente. Logos depois, parte-se para a avaliação antropométrica, que serve para mensurar as medidas primárias de forma isolada (como peso, circunferência etc.) e as secundárias combinadamente (peso ideal, índice de massa corporal, entre outras).

Também é essencial que o paciente tenha em mãos todos os exames de check-up realizados nos últimos seis meses.

Exames podem ser solicitados

No caso de pacientes que não possuem exames primordiais, como o de sangue, feitos há pouco tempo, o nutricionista pode e deve solicitar que ele os realize. Alguns sintomas preocupantes também devem ser investigados.

Todos os exames que o profissional pedir são de extrema importância para diagnosticar com precisão o estado clínico do indivíduo e, com isso, traçar o melhor plano alimentar possível para este paciente.

Entrega do plano alimentar

O plano alimentar personalizado é entregue baseado nas informações colhidas na primeira consulta. Com ele, o nutricionista pode ter uma noção de quanto tempo o paciente demorará para atingir os objetivos nutricionais e melhorar os hábitos alimentares. Normalmente ele entregue já no mesmo dia. Apenas em casos especiais e quando são necessários alguns exames que o especialista pode demorar um pouco mais para disponibilizá-lo.

Acompanhamento nutricional

Em cerca de 30 dias, é preciso que o paciente retorne ao consultório para que uma nova avaliação seja feita. Em determinados casos, é possível que hajam alterações no plano alimentar, dependendo da resposta do indivíduo à nova dieta. Eventuais dificuldades e o resultado deverão ser avaliados.

Vale ressaltar que este encontro é tão ou mais importante que o primeiro. Muitos começam e emagrecer e acham que não devem mais retornar ao nutricionista. Ou então não veem melhora e desistem. O processo da nutrição na maioria das vezes é demorado, mas, além de um simples ajuste nas medidas, ele é responsável por melhorar sua qualidade de vida.

Nutricionista no Rio de Janeiro é na Vivace!

Você, homem, que quer fazer as pazes com a balança de forma saudável, procure a Vivace Saúde do Homem! A Dra. Thais Queiroz, nutricionista no Rio de Janeiro, poderá lhe ajudar. Além disso, possuímos diversas outras especialidades como urologia, dermatologia, psicologia, entre outras.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados