Criopreservação
Avalie este post

O processo de criopreservação é o congelamento dos óvulos, tecidos ovariano, espermatozóides e embriões, na temperatura de 196º C negativos, para que sejam usados no futuro.

A criopreservação é recomendada, entre outras situações, em casos de cirurgia de vasectomia, pois caso o homem queira ter um filho no futuro, e o processo de reversão de vasectomia não seja possível, a preservação é uma forma de garantir a fertilidade.

Como se faz a criopreservação

O primeiro passo para se fazer a criopreservação é a coleta de espermatozóides. Essa coleta é feita por meio da masturbação, ou punção testicular, nos casos em que a densidade dos espermatozóides estiver baixa.

O processo de criopreservação também é feito em mulheres. Para que seja realizada corretamente, devem ser seguidas três etapas.

    • Na primeira etapa é adicionada a substância crioprotetora, para evitar a formação de cristais formadores de gelo no interior dos espermatozóides, que os impediriam de ser novamente usados. A substância tem ainda a função de preservar as estruturas internas das células.
    • A segunda etapa é quando se usa as técnicas de congelamento, que podem ser lentas, chamado de congelamento lento e consiste em reduzir a temperatura a uma velocidade de 0,5ºC a 2,0ºC por minuto. O espermatozóide é colocado em um freezer programado, que reduz a temperatura. A manipulação dos óvulos é feita em cerca de 10 minutos, depois se reduz a temperatura para – 30ºC, até se chegar aos 150ºC negativo, para a partir desse momento, ser armazenado em nitrogênio líquido, a – 196ºC.
    • Todo o processo demora de três horas e meia a quatro horas. Já o descongelamento é feito em menos de uma hora. A verificação rápida, ou congelamento ultrarrápido, é o método mais utilizado, pois a técnica é menos prejudicial aos gametas e embriões.
    • Se o método de criopreservação varia, o que não muda é a última etapa, que é o armazenamento em tanques de nitrogênio líquido, local em que serão preservados os espermatozoides. Eles ficam armazenados em pequenas palhetas, cada um identificado e sem tem um tempo determinado para ser retirado.

O resultado da criopreservação

O processo de criopreservação nem sempre preserva tudo o que foi coletado. No caso dos espermatozoides, por exemplo, há uma perda de cerca de 50%.

O que causa essa prejuízo, entre outros motivos, são as perdas da camada gelatinosa interna de célula lesada ou a perda da camada que reveste o citoplasma.

Cirurgia de vasectomia no Rio de Janeiro

A Vivace, clínica da saúde do homem no Rio de Janeiro, realiza, entre outros procedimentos, a cirurgia de vasectomia. A Vivace também é uma clínica de urologia no Rio de Janeiro, com urologistas preparados para diversos tratamentos em urologia.

Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Paulo Roberto

Dr. Paulo Roberto S. de Carvalho
Urologista
CRM 52799041

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados