Como funciona a vasectomia?
Avalie este post

A vasectomia é um procedimento cirúrgico cujo objetivo é tornar estéril o homem que não pretende ter filhos. Durante a operação, é feito um corte nos ductos deferentes, responsáveis pelo transporte dos espermatozoides produzidos nos testículos e que são expelidos pelo pênis durante a relação sexual. Entretanto, vale ressaltar que a produção de esperma e a ejaculação não são alteradas, apenas a eliminação de espermatozoides, que são os causadores da fecundação.

É uma cirurgia tecnicamente simples, que não requer internação nem anestesia geral. Toda a operação dura cerca de meia hora. O paciente costuma ser liberado no mesmo dia e já tem permissão para retomar suas atividades, desde que não faça exercícios pesados logos após o procedimento.

O efeito não é instantâneo, já que é preciso pelo menos vinte ejaculações até que todos os espermatozoides remanescentes sejam eliminados de forma definitiva.

Quem deve fazer a vasectomia?

A cirurgia de vasectomia pode ser feita por qualquer indivíduo adulto que não tenha o desejo de ter filhos e que não queira recorrer a outros métodos contraceptivos, como preservativos. Contudo, é importante deixar claro que este procedimento só previne a gravidez, ou seja, fazer vasectomia não irá te deixar imune às doenças sexualmente transmissíveis.

Pós-operatório

Depois da cirurgia, é preciso que o paciente realize o exame de espermograma, que detectará se a eliminação de espermatozoides realmente cessou. Há a possibilidade, ainda que rara, que os ductos se recanalizem, por isso esse exame é de extrema importância.

Reforçamos que, mesmo que já exista o procedimento de reversão de vasectomia, seus resultados não são 100% garantidos, de forma que a vasectomia se torna definitiva. Ou seja, é preciso pensar bem antes de tomar essa decisão.

Vasectomia é na Vivace Saúde do Homem

Pensando em fazer a vasectomia? Procure profissionais capacitados e que estejam dispostos a tirar suas dúvidas. Na Vivace Saúde do Homem, clínica de urologia no Rio de Janeiro, estamos prontos a ajudá-lo. Para saber mais, entre em contato conosco!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados