Vitamina D
Avalie este post

Muitas pessoas conhecem alguém ou têm o histórico de doenças cardíacas na família. Desde sempre, é comum pensar que é difícil prevenir ou amenizar os efeitos desse mal, mas um fato recente comprova que esses palpites estão enganados. Na última conferência da Sociedade de Endocrinologia, que ocorreu em Edimburgo, na Escócia, foi apresentada uma pesquisa preliminar que atestou que a vitamina D pode diminuir a incidência de doenças cardíacas, se ingerida diariamente.

Anteriormente, alguns estudos já comprovaram que a vitamina D age como bloqueador da enzima responsável pela produção do “hormônio do estresse”, conhecido tecnicamente como cortisol. E, coincidentemente, os homens são os que mais sofrem de doenças do coração.

Como forma de apurar essa informação, pesquisadores da Universidade Queen Margaret, também em Edimburgo, testaram, com a ajuda de 13 voluntários, o uso de vitamina D durante duas semanas, enquanto outro pessoas receberam placebo durante o mesmo período. Os níveis de cortisol e a pressão arterial diminuíram significativamente nos 13 indivíduos do primeiro grupo.

Alimentos ricos em vitamina D

Cerca de 90% da vitamina D ao qual estamos expostos vêm do sol, mas existem alguns alimentos ricos da substância, como leite, ovos (especialmente a gema), óleo de fígado de bacalhau, manteiga e frutos do mar (salmão, sardinha, peixes de água fria).

Outras funções da vitamina D

Além do recém-descoberto benefício de prevenir doenças cardiovasculares, a vitamina D também ajuda em outros aspectos. São eles:

  • fortalecimento de dentes e ossos;
  • auxilia no crescimento e na hipertrofia;
  • é essencial para quem deseja emagrecer, pois é um grande facilitador;
  • aumenta a fertilidade (de homens e mulheres);
  • previne ou diminui a acne e a oleosidade da pele.

Entretanto, mesmo que faça muito bem para saúde, tudo o que é exagerado pode trazer problemas. O ideal é que os homens criem o hábito de frequentar o nutricionista regularmente, para que ele possa indicar um dieta rica em todos os nutrientes que eles precisam. A doutora Samira Zanon é especialista no ramo e atende na Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro. Marque sua consulta e aprenda a levar uma vida mais saudável, começando pela alimentação.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados