Diferença vasectomia e laqueadura
Avalie este post

Alguns casais, na hora de realizar um método contraceptivo definitivo, ficam em dúvida sobre qual o mais indicado, a laqueadura de trompas feminina, ou a vasectomia masculina. Percebe-se entre homens e mulheres, inclusive, confusão entre os dois procedimentos, por isso é fundamental consultar um urologista especializado antes de qualquer tipo de intervenção cirúrgica.

A vasectomia, conforme já abordado aqui no blog da Vivace, é um dos meios mais seguros, indolores e não invasivos de contracepção, sendo indicado para casais ou homens solteiros de diversos perfis. A cirurgia é extremamente simples, dura cerca de uma hora, e no mesmo dia o paciente é liberado para realizar suas atividades, apenas tomando cuidado de não realizar esforços físicos intensos ou praticar esportes.

A esterilização por vasectomia não causa impotência, perda de libido nem no volume de sêmen. No geral, a vida sexual do casal torna-se mais ativa e prazerosa, já que a preocupação com uma gestação deixa de existir.

O que é laqueadura?

Já a laqueadura consiste na interrupção do fluxo de óvulos na tuba uterina. Conhecido como ligadura de trompas, o procedimento tanto impede a circulação de óvulos no sistema reprodutor feminino, como a entrada de espermatozoides, por isso é um método bastante eficiente de contracepção.

Entretanto, diferentemente da vasectomia, este é um procedimento irreversível, e são extremamente raros os casos em que há recanalização das tubas, ao contrário do que acontece com os homens, em que há sempre a possibilidade de recanalização dos ductos deferentes.

A impossibilidade de reverter a laqueadura é um dos motivos que fazem com que a vasectomia seja o procedimento mais indicado por médicos urologistas para se evitar filhos. Além de poder ser revertido – embora seja mais difícil que a esterilização – é uma opção para casais que no futuro pretendam ter filhos novamente.

Clínica de urologia no Rio de Janeiro

Agora que você sabe um pouco sobre as diferenças entre os métodos de contracepção, agende já sua consulta na Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, e saiba mais sobre como realizar cirurgia de vasectomia com os melhores profissionais e total comodidade!

Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400

 

Dr. Paulo Roberto

Dr. Paulo Roberto S. de Carvalho
Urologista
CRM 52799041

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados