Conheça o sal rosa do Himalaia e suas propriedades
Avalie este post

Muito tem se ouvido falar sobre o sal rosa do Himalaia e seus benefícios, mas, assim como essas dietas famosas e alimentos novos que entram na moda, muitas informações equivocadas a respeito do sal têm sido disseminadas por aí. Pensando nisso, fizemos um artigo especial para explicar o que ele tem de diferente e porque ele pode ser uma ótima alternativa ao sal de mesa.

O que é o sal rosa do Himalaia

O sal rosa do Himalaia é um cristal especial e recebeu esse nome porque vem diretamente das montanhas do Himalaia. A característica mais impressionante desse cristal é que ele possui elementos e minerais que apenas são encontrados no corpo humano. Essa informação já seria o suficiente para deixar qualquer um impressionado, mas vale ressaltar que alguns desses minerais incluem cloreto de sódio, potássio, sulfato de cálcio e magnésio.

Vantagens do sal rosa do Himalaia

A maior vantagem que o sal rosa pode proporcionar é a significativa queda na ingestão de sódio por porção, já que ele é menos refinado e as peças são maiores. Ao contrário do sal de cozinha, que é altamente processado, o sal do Himalaia possui uma quantidade bem menor de sódio.

Outro diferencial é que os minerais presentes neste sal existem de forma coloidal, significando que, mesmo que seus flocos sejam maiores, eles ainda são pequenos o suficiente para que as células do organismo consigam absorver melhor.

Benefícios para a saúde

Alguns estudos já apontam os benefícios que o sal rosa do Himalaia traz para a saúde. Entre eles, estão:

  • auxilia na saúde vascular e previne algumas doenças do gênero;
  • melhora as funções respiratórias e ajuda na saúde dos pulmões;
  • reduz a pressão arterial;
  • provoca mudanças positivas na circulação;
  • fortalece os ossos e auxilia na hidratação;
  • promove a desintoxicação do organismo;
  • restabelece o equilíbrio do pH no interior das células;
  • evita cãibras musculares;
  • diminui os sinais de envelhecimento;
  • melhora a qualidade do sono;
  • aumenta a libido.

Os riscos do grande consumo do sal de cozinha

O sal de mesa, ou de cozinha, é o preferido para o consumo, por ser mais acessível e mais fácil de encontrar nos supermercados. O que muitos não sabem é que o sal comercial perde, quase totalmente, seus minérios, com exceção de sódio e cloreto. Depois desse processo, ele é embranquecido e limpo com produtos químicos, que também ajudam na diminuição das propriedades nutricionais do sal. A partir daí, ele é aquecido a temperaturas extremamente altas.

Outro fator importante é que o sal de cozinha recebe iodo sintético que dificilmente é absorvido de forma correta pelo organismo. Além disso, ele é tratado com antiaglomerantes que impedem que o sal se dissolva no depósito. Esses agentes são muito perigosos, já que são os grandes responsáveis pelo acúmulo de sódio dentro dos órgãos, causando problemas de saúde muito graves.

Vários estudos recentes comprovam que a cada grama de sal de mesa consumido e que o organismo não consegue processar será preciso 20 vezes a quantidade de água para neutralizar a quantidade de cloreto de sódio presente no sal adulterado quimicamente. É importante ressaltar que o sal em si não é o que faz mal para o ser humano, na realidade, o que não é nada saudável é o seu processo de refinamento.

Como utilizar o sal rosa do Himalaia na cozinha

Introduzir o sal rosa do Himalaia na sua alimentação diária é mais simples do que parece, basta adicionar os cristais, moídos ou inteiros mesmo, durante o preparo das refeições. Seu teor de cloreto de sódio se assemelha muito ao do sal marinho, então é recomendável que o seu consumo seja moderado.

Outro ponto interessante é que você pode utilizá-lo no banho. Além dos benefícios nutricionais, ele é extremamente relaxante, tonifica a pele e, na água morna, ativa a transpiração e a eliminação de toxinas. É preciso colocar o sal (na quantidade que preferir) numa banheira e imergir o corpo por cerca de 30 minutos.

É importante frisar que qualquer mudança na alimentação deve ser aprovada por um nutricionista profissional. Na Vivace Saúde do Homem, você encontra o melhor serviço de nutricionista no Rio de Janeiro. Marque já sua consulta e comprove!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados