Vivace dia do cardiologista
Avalie este post

Celebrado hoje, 14 de agosto, o Dia do Cardiologista é uma data estabelecida pela SBC, a Sociedade Brasileira de Cardiologia desde 2007, quando foi criada. A hipertensão arterial causa em todo mundo, aproximadamente, 9 milhões de mortes por ano. É mais do que os cerca de 7 milhões de óbitos causados anualmente pelo câncer.

Os cuidados com o coração envolvem uma série de medidas que têm como objetivo prevenir o surgimento de doenças, que podem indiretamente comprometer outros órgãos. O AVC, Acidente Vascular Cerebral, acontece quando o fluxo sanguíneo no cérebro é interrompido, e uma das suas possíveis causas é a hipertensão.

Entretanto, a hipertensão não é a única doença que pode atingir o coração. Segundo a OMS, as doenças cardiovasculares são de fato as principais causas de óbitos em todo o mundo. No Brasil, além do AVC, o Infarto no Miocárdio e a Doença Vascular Periférica são as maiores causas de mortes por problemas cardíacos, matando anualmente cerca de 300 mil pessoas, de ambos os sexos. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil existem 30 milhões de pessoas hipertensas

Como evitar problemas cardíacos?

A exemplo de boa parte das doenças crônicas, problemas no coração têm suas chances aumentadas quando há predisposição genética. De qualquer forma, especialistas são unânimes em recomendar a prática de esportes assistida por profissionais, alimentação balanceada e que se evite sal em excesso, fumo e álcool, como formas de minimizar as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Cuidar do coração é coisa muito séria, uma vez que, além das doenças que o atingem diretamente, as doenças causadas por complicações cardíacas matam mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo. Somadas às mortes causadas por hipertensão, temos 16 milhões de óbitos todo ano causados por algum tipo de problema cardíaco.

A Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, saúda a todos os cardiologistas em seu dia, e está igualmente comprometida em disseminar os bons hábitos e um estilo de vida mais saudável entre seus pacientes e parceiros.

Dra. Dulce R. P. de Carvalho

Dra. Dulce R. P. de Carvalho
CRM: 52437028

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados