Prevenção homem
Avalie este post

Seja por timidez, falta de tempo ou outra razão qualquer os homens ainda resistem a visitar um médico como forma de prevenir doenças. Mas nós, do Blog da Vivace Saúde do Homem vamos passar algumas dicas, que levadas adiante vão contribuir com a saúde do homem, no que envolve a prevenção do câncer.

Dicas para prevenir a saúde do homem de câncer

Evite fumar

O fumo pode causar vários tipos de câncer, como o câncer de pulmão, bexiga e leucemia. O caminho para diminuir a chance de se desenvolver um câncer é parando de fumar. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, nesse século, cerca de 1 bilhão de pessoas vão morrer por causa do tabaco.

Previna-se nas relações sexuais

A prevenção nas relações sexuais é imprescindível, pelo fato de proteger das doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, e o sexo sem proteção poder deixar o homem vulnerável ao HPV, que é um vírus do qual se origina o câncer de pênis e o câncer anal.

Cuidados com a Próstata

Os exames de próstata também são fundamentais para se prevenir do câncer que mais atinge o homem. O toque retal, que é um dos caminhos para se identificar a doença, é feito em menos de dez segundos, e é totalmente indolor.

A prática de exercícios

As atividades físicas de forma regular podem contribuir com a diminuição do risco do câncer. Atividades realizadas em casa mesmo já ajudam, contanto que sejam feitas regularmente. Atletas de fim de semana são tão propensos a desenvolver doenças quanto pessoas sedentárias.

Uma dieta balanceada

Os benefícios de uma dieta balanceada são incontáveis, inclusive para ajudar a diminuir o risco de câncer. Alguns estudos mostram que alimentação à base de gordura pode ser fator de risco para câncer. Por isso, opte por frutas, legumes e hortaliças.

Use sempre o protetor solar

O uso do protetor solar é muito importante para combater principalmente o câncer de pele, que é diagnosticado em mais de um milhão de casos por ano. Use não apenas ao ir à praia, mas diariamente.

Faça autoexame dos testículos

O câncer de testículo pode atingir os homens desde a adolescência. Mas você mesmo pode realizar um autoexame, tocando para ver se percebe algo diferente, isso ajuda a detectar o câncer em estágio inicial.

Tenha conhecimento do histórico familiar

Um dos fatores mais importantes para se saber a chance de ter um câncer é o histórico familiar. Alguns tipos de câncer são hereditários, e através desse procedimento será possível identificar.

Clínica da Saúde do Homem no Rio de Janeiro

Faça exames com frequência. Seja por prevenção de câncer ou outra doença que envolva a saúde do homem. No Rio de Janeiro,  conte sempre com a Clínica Vivace Saúde do Homem, especializada na saúde masculina e em urologia no Rio de Janeiro. Para maiores informações acesse http://vivacesaude.com.br/fale-conosco/

Ligue para a Vivace!  Nosso número é (21) 3199-0400

Sr. Diogo Rodrigues

Dr. Diogo Rodrigues
Oncologista
CRM 52799041

 

  1. 19 de dezembro de 2016

    Vou suspender o cigarro. Todas as notícias que leio alertam para o risco.

    • 4 de janeiro de 2017

      Excelente decisão, Francimar!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados