Homem pensativo | Entenda o exame de peniscopia
Avalie este post

Muito se tem falado sobre o HPV (Vírus do Papiloma Humano), e diversas medidas vêm sendo tomadas para a prevenção contra o vírus em todo o Brasil, como a aplicação da vacina que impede que o paciente o contraia.

Entretanto, muitos homens podem já ter o vírus e não sabem. Nesses casos, indica-se a peniscopia, um exame que tem como principal função detectar se há lesões causadas pelo HPV no pênis. Elas costumam ser bem pequenas, impossíveis de se enxergar a olho nu, portanto o auxílio de uma lupa ou de um equipamento chamado colposcópio (lente binocular) se faz necessário para que o resultado seja efetivo.

Como a peniscopia é feita?

Considerada um exame simples, a peniscopia também é muito rápida. O primeiro passo consiste na aplicação de uma compressa banhada em ácido acético em volta do órgão sexual masculino. A substância deve permanecer no pênis por 10 minutos, tempo necessário para que ela surta efeito. Depois, o médico deve olhar atentamente a região através do peniscópio, que aumenta em até 40 vezes a imagem e possibilita a detecção de pequenas verrugas, microlesões ou anormalidades.

Se houver anomalias, o material será colhido e enviado para a biópsia, a fim de avaliar melhor a lesão e identificar o micro-organismo causador do problema. Essa etapa é imprescindível, pois assim o paciente conseguirá receber o tratamento adequado.

Além de diagnosticar lesões provenientes do HPV, a peniscopia também é capaz de identificar a candidíase, herpes e quaisquer outras infecções que atinjam a região genital.

Peniscopia na Vivace

Além de diversos outros tratamentos, a Vivace Saúde do Homem, clínica de urologia no Rio de Janeiro, também oferece a peniscopia. Entre em contato conosco e saiba mais.

Vivace Saúde do Homem
Avenida Rio Branco, 185, Salas 403/404 – 4º andar – Centro, Rio de Janeiro
contato@vivacesaude.com.br
(21) 3199-0400.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados