Pés masculinos segurando um par de sapatos de bebê | Entendendo a reversão de vasectomia
Entendendo a reversão de vasectomia
5 (100%) 1 vote

A indecisão ou arrependimento são sentimentos naturais dos seres humanos. Porém, para fazer algumas escolhas, é preciso ponderar e pensar diversas vezes sobre o assunto. Isso é o que acontece quando o indivíduo resolve realizar uma vasectomia, procedimento cirúrgico cujo objetivo é tornar o paciente estéril através do corte dos canais deferentes (que transportam os espermatozoides até o pênis).

Até algum tempo atrás, uma vez feito o procedimento, o homem permaneceria estéril de maneira definitiva. Entretanto, atualmente já é possível realizar a reversão de vasectomia, e é sobre ela que falaremos.

Como a reversão da vasectomia é feita?

Já sabemos que, durante a vasectomia, os canais deferentes são separados e isso impede que os espermatozoides cheguem até o pênis. No procedimento da reversão de vasectomia, é preciso reconectar as duas partes (isso só é possível quando o corte feito não for grande demais). Para tanto, é realizada uma pequena incisão de 3 a 5 centímetros no escroto. Por ela, as pontas dos canais deferentes são localizadas e costuradas. Depois de religadas, a região escrotal também passa pela sutura.

A recuperação é bem rápida, e não há necessidade de internação. Logo após o primeiro mês, o paciente deve se submeter a um espermograma, que pretende avaliar a quantidade de espermatozoides no sêmen.

Quem pode fazer a reversão de vasectomia

Todos os homens que fizeram a vasectomia há menos de 14 anos estão aptos a realizar a reversão, pois esse período garante as maiores chances de sucesso. Caso o paciente espere mais que isso para voltar atrás com o procedimento, ocorre um processo de fibrose e os seus canais deferentes começam a criar obstruções, impedindo que a conexão seja refeita.

Procure seu urologista

Caso você tenha feito a vasectomia e se arrependido, procure um urologista para saber das suas chances de sucesso na reversão. A Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, oferece este e diversos outros procedimentos.

Ligue para a Vivace!  Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Paulo Roberto

Dr. Paulo Roberto S. de Carvalho
Urologista
CRM 52799041

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados