Fisioterapia pélvica multidisciplinar
Avalie este post

A fisioterapia tem sido mais uma opção na assistência integral da saúde sexual do homem. No tratamento da disfunção erétil, antigamente chamada de impotência sexual, alguns estudos vêm mostrando que a intervenção fisioterapêutica pode se tornar uma terapia adjuvante nestes casos quando bem indicada, especialmente quando na disfunção orgânica.

Em nossa experiência clinica, temos visto que independentemente da origem do problema de ereção, orgânico, psicológico ou misto, os músculos do assoalho pélvico, notadamente os que têm maior papel na rigidez peniana, encontram-se enfraquecidos e com sua contração muito pouco eficiente. Este fato firma nosso propósito de cuidado multidisciplinar oferecido a cada um de nossos pacientes, onde profissionais de urologia, clínica, psicologia e fisioterapia propõem um plano terapêutico singular, levando a maiores chances de sucesso.

Além da particularidade de cada paciente e do fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, a retomada da função erétil também é aspecto importante para a fisioterapia. Alguns tratamentos como vacuoterapia e eletroestimulação penianas são utilizadas para melhor assistência de acordo com o tipo de disfunção erétil.

Ejaculação precoce também pode ser tratada com fisioterapia pélvica

Além da disfunção erétil, outra doença que pode ser tratada com sessões de fisioterapia pélvica é a ejaculação precoce. A abordagem é idêntica, e envolve múltiplas especialidades, no intuito de oferecer uma recuperação completa e duradoura.

Para controlar o reflexo ejaculatório, o homem precisa contrair de forma efetiva os músculos do assoalho pélvico, especialmente o o bulboesponjoso e o pubucoccígeo. Para isso, a fisioterapia utiliza métodos variados para recuperação motora desta região do corpo.

O apoio psicológico é fundamental, uma vez que a ejaculação precoce tem causas essencialmente psicogênicas, cujas consequências somatizam-se na falta de controle da ejaculação. O que se busca é restabelecer o equilíbrio da motilidade pélvica, promovendo seu relaxamento, para então trabalhar no seu fortalecimento.

O ideal, tanto no tratamento da disfunção erétil quanto no tratamento da ejaculação precoce é a abordagem multidisciplinar. Procure seu fisioterapeuta ou seu médico urologista e viva com mais qualidade!

Ligue para a Vivace!  Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Mauro Luis

Dr Mauro Luis Barbosa Jr.
Fisioterapeuta
Crefito 78585F
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados