Hiperplasia Vivace
Avalie este post

A hiperplasia é o aumento do volume da próstata, mas de forma benigna. A próstata é uma glândula que fica na parte inferior da bexiga e anterior ao reto, e pelo seu interior passa o canal que que elimina a urina (uretra). Como a próstata envolve a uretra, um aumento do seu volume acaba impedindo a passagem da urina.

Embora a hiperplasia seja um tumor, ele não é um câncer propriamente, pois é tumor benigno. No entanto pode abrigar no seu interior algumas células malignas, que podem ser descobertas com auxílio de exames especais realizados em uma clínica especializada na saúde do homem.

Os Sintomas da Hiperplasia

Os sintomas variam e podem surgir de forma isolada ou em conjunto, bem como sua manifestação em cada pessoa, pode ser leve, moderado ou severo. Mas os principais sintomas, são jatos fracos da urina, jato da urina interrompido, o aumento das frequências das micções junto a eliminação de pequenos volumes de urina e o aumento, à noite, da frequência de micção.

Como o problema maior é em relação a urina, pode ocorrer urgência em urinar, levando à incontinência. Cada caso deve ser verificado isoladamente, por isso há necessidade de se cuidar da saúde do homem.

Como diagnosticar a hiperplasia

O caminho para se diagnosticar uma hiperplasia é ir a uma clínica da saúde masculina, que através de um histórico clínico, classificará o paciente em graus entre pouco, leve ou muito sintomático. Normalmente são realizados exames laboratoriais, onde se inclui exame qualitativo da urina, urocultura, creatinina e ureia. É também recomendado uma dosagem de antígeno prostático específico, capaz de detectar um câncer da próstata precocemente.

Como tratar a hiperplasia

Grande parte dos casos envolvendo homens com hiperplasia, não requer um tratamento mais aprofundado. O paciente, ao procurar um urologista, será tratado de acordo com a severidade dos sintomas apresentado pelo quadro médico diagnosticado.

Pacientes que apresentam sintomas de hiperplasia devem ser acompanhados clinicamente e ficar sob observação médica, que monitoram a evolução do crescimento da bexiga.

Os pacientes classificados com sintomas moderados precisam ser tratados com medicamentos, para evitar crescimento prostático ou mesmo que relaxe a próstata.

Já para os severamente sintomáticos ou aqueles que por alguma razão não possam tomar medicamentos, é indicada cirurgia em uma clínica especializada em urologia. A cirurgia pode ser aberta, em que é preciso uma incisão no abdômen, para a retirada central da próstata que é exatamente o que comprime a uretra, mas as partes periféricas da próstata permanecem.

Há outros tipos de cirurgias que podem ser aplicadas, como a ressecção transuretral da próstata. Nesse caso, o procedimento é realizado pela uretra, e consiste numa cirurgia para desobstruir. Há outros métodos cirúrgicos como laser, termoterapia e eletrovaporização. É bom lembrar que após a realização de uma cirurgia, permanecem parte periféricas da próstata, o que demanda realização de exames periodicos.

Clínica especializada na saúde do homem

Para o tratamento voltado à saúde do homem, você pode contar no Rio de Janeiro com a clínica Vivace – Saúde do Homem, especializada na saúde masculina e com uma equipe preparada e pronta para lhe atender. Faça nos uma visita!

Ligue para a Vivace!  Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Paulo Roberto

Dr. Paulo Roberto S. de Carvalho
Urologista
CRM 52799041

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados