Cálculo renal
Avalie este post

A litotripsia a laser é um dos tratamentos mais comuns utilizados pelos urologistas para quadro de pacientes com pedras nos rins, caçulos renais e caçulos urinários. A litrotripsia extracorpórea é um método não invasivo por ondas de choque, esse tipo de tratamento foi desenvolvido na década de 80, ganhando popularidade em todo mundo.

Efeitos Colaterais

Apesar da eficácia e popularidade do método, em alguns países da America do Norte e Europa, o tratamento está sendo abolido devido o risco de incidência de diabetes mellitus, hipertensão arterial, por causa da exposição das ondas de choque sobre o rim e o pâncreas. As ondas mecânicas de choque alta energia é gerada e emitida por uma fonte de distância do foco de atuação, esse foco se propaga em meio liquido e penetra o corpo do paciente diretamente no cálculo.

Como é feito o procedimento

O procedimento é realizado em um ambulatório, com o paciente sob efeito de analgésicos, sedação ou anestecia peridural. Durante todo o procedimento o paciente é monitorado por aparelho cardioscópio e oxímetro de pulso. Caso a pessoa venha usando medicamentos anti-inflamatórios não-hormonais, antiagregantes plaquetários e anticoagulantes, a medicação deverá ser suspensa sete dias antes de fazer o procedimento.

Posicionamento do paciente

O paciente é deitado com a região onde se encontra o cálculo, sobre uma bolha recoberta com gel por onde as ondas de choque são propagadas. Através da fluoroscopia ou ultra-sonografia, o cálculo é posicionado no ponto focal, então se inciam os disparos das ondas, fragmentando as pedras e pequenos pedaços que poderão ser eliminados espontaneamente.

Clínica de Urologia no Rio de Janeiro

Aos primeiros sintomas de dores nas regiões dos rins procure uma clínica de urologia especializada e inicie o tratamento o mais rápido possível. A Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, conta com profissionais experientes na área de urologia que irão fornecer todo suporte no seu tratamento e proporcionar uma breve recuperação.

Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Paulo Roberto

Dr. Paulo Roberto S. de Carvalho
Urologista
CRM 52799041

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados