Homem observando a pele no espelho | Os maiores vilões da pele
Avalie este post

A preocupação com a pele há muito tempo não é exclusividade das pacientes mulheres. Pelo contrário, muitos homens buscam tratamentos estéticos e procedimentos que possam oferecer-lhes uma pele com aspecto saudável e, consequentemente, mais jovem.

Porém, apesar de a grande maioria dos procedimentos serem realmente muito eficazes, existem alguns cuidados imprescindíveis para que a sua pele não seja sacrificada ao longo dos anos e acabe com a aparência de envelhecida.

Dito isso, é importante explicar que o desgaste da pele está diretamente ligado à perda de tecido fibroso, processo relacionado com genética e idade (fatores intrínsecos) e/ou com exposição solar e alimentação ruim (fatores extrínsecos). E é justamente sobre as motivações extrínsecas que iremos falar.

Exposição desprotegida ao sol

O sol provavelmente é o vilão mais discutido e lembrado de todos, mas as pessoas ainda não dão a devida importância à proteção da pele ao se expor a ele. Ficar muito tempo no sol, principalmente sem protetor solar, aumenta a oxidação celular e acelera a perda de colágeno. Com isso, as células se desidratam e as rugas vão se formando. Além disso, o sol tende a deixar a pele mais áspera e com linhas de expressão mais acentuadas.

Para se resguardar da grande exposição, opte por pegar sol nos horários com menor incidência de raios ultravioleta (antes das 10h e depois das 16h) e sempre aplique um protetor solar adequado ao seu tipo e pigmentação de pele, mesmo em dias mais nublados.

Tabagismo

O tabagismo traz diversos males à saúde, mas também tem uma parcela de culpa na deterioração da pele. Isso ocorre porque a nicotina destrói todas as fibras que formam o colágeno, além de prejudicar a oxigenação das células, bloquear as proteínas fibrosas e elásticas que estão na pele e reduzir a lubrificação cutânea e a vitamina A (que combate o envelhecimento da pele). Ou seja, largar o cigarro pode ser bom não apenas para o seu pulmão, mas também para a aparência!

Consumo excessivo de álcool

O álcool pode ser ótimo para te deixar alegre, mas ingeri-lo em excesso acaba dilatando os vasos sanguíneos responsáveis pelas alterações nas células. Isso com certeza não te disse nada, mas, trocando em miúdos, o álcool deixa sua pele mais oleosa, propensa a descamações (principalmente na testa), eczemas e manchas no rosto, e ainda causa aqueles famigerados “vasinhos” que se espalham pelas pernas. Então, pode continuar indo no happy hour da firma às sextas, mas cuidados com os abusos!

Limpeza demais

Por incrível que pareça, nossa pele precisa de uma “sujeirinha” para se manter bonita. É claro que lavar o rosto é essencial, não entenda mal, mas repetir o procedimento várias vezes ao dia é mais prejudicial do que positivo. Isso porque o hábito de limpar a cútis acelera a produção de óleo nas peles oleosas, assim como dificulta a hidratação das mais secas.

Portanto, é importante ressaltar que você deve lavar a pele do rosto apenas de uma a duas vezes por dia.

Má alimentação

Uma boa alimentação traz muitos benefícios para a saúde, e com a pele não é diferente. Ao reduzir o consumo de carne vermelha, açúcares, doces e frituras, você já percebe que sua cútis melhora bastante.

Isso acontece porque todos os alimentos citados aceleram a produção dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular, bem como ocasionam asperezas, rugas, sinais de expressão e manchas.

Prefira frutas, legumes e vegetais. Mas fique tranquilo, comer frituras ou doces de vez em quando não tem problema nenhum!

Noite mal dormida

O seu organismo precisa de descanso, logo, ele necessita de uma quantidade correta de sono, que varia entre sete e nove horas diárias. E o motivo é bem simples: durante o sono, a pele produz colágeno. Sem o período necessário, ela não consegue produzir o suficiente e nem as células são capazes de se renovar.

Procure seu dermatologista

O acompanhamento com o dermatologista, juntamente com todas essas recomendações, é o mais correto a se fazer para manter a pele o mais saudável e bonita possível. Na Vivace Saúde do Homem, clínica de urologia no Rio de Janeiro, você encontra dermatologista, esteticista e procedimentos que podem te ajudar.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados