Mitos e verdades sobre o pão integral
Avalie este post

Quando pensamos em dieta, pensamos logo em cortar carboidratos e calorias que julgamos desnecessárias e, quase sempre, o pão branco é um dos primeiros a sumir do cardápio diário. Muitos optam por substituí-lo pela versão integral do alimento, mas ainda existem muitas dúvidas acerca dele. Vamos conferir os mitos e as verdades que rondam o pão integral.

Pão integral tem menos calorias que o pão branco?

O pão integral não é feito com a farinha refinada que tem no pão branco e isso mantém a quantidade de vitaminas, fibras e minerais dos cereais presentes no pão, por este motivo o alimento se tornou tão nutritivo. Ele tem a mesma quantidade de carboidratos presente no pão branco, porém possui fibras e elas são responsáveis pela absorção lenta desses carboidratos (glicose), diminuindo o índice glicêmico.

Índice glicêmico é o quanto um alimento pode elevar sua glicose logo após a ingestão. Como o pão integral possui baixo índice glicêmico, é ideal que seja consumido por diabéticos e atletas no pré-treino, uma vez que não aumenta tanto a glicemia após a ingestão e também vai liberando a glicose aos poucos. Isso é fundamental para quem faz atividades físicas, pois desta forma terá energia suficiente para todo o exercício, além de evitar a fadiga muscular. No caso dos diabéticos, a liberação de glicose aos poucos é primordial para manter o controle da doença e para prevenir os picos de hipoglicemia.

Porém diante de tantos benefícios, a quantidade de calorias não difere muito de um para o outro. Uma fatia de pão branco tem em torno 40 kcal a mais que o integral, porém o integral é bem mais nutritivo devido ao teor de vitaminas, fibras e minerais.

Pão integral que tem farinha de trigo enriquecida seria um “falso” integral?

É comum a indústria utilizar um percentual de farinha branca misturada a farinha de trigo integral. A quantidade pode variar de 50% a 85% da farinha integral e, no restante, adicionar a farinha branca ou ainda dividir a porcentagem com a farinha de centeio, isso varia de acordo com o produto que se quer obter. O importante é sempre se basear pelo teor de fibras, vitaminas e minerais presentes na tabela nutricional.

Pão integral tem glúten?

Sim, o pão integral é feito com aproveitamento integral do trigo, ou seja, 100% de trigo está presente. O trigo possui glúten e deve ser evitado por pessoas portadoras de Doença Celíaca, doença de Crohn ou autismo.

Com ou sem pão integral, pensou em dieta? Procure um nutricionista!

Independentemente de inserir ou não o pão integral no cardápio diário, o mais importante antes de seguir qualquer dieta da moda e com alguma restrição, o essencial é procurar um profissional adequado que poderá lhe ajudar de acordo com as suas necessidades. Na Vivace Saúde do Homem, você encontra a especialidade de nutrição. Estamos na Avenida Rio Branco, 185, Salas 403/404 – 4º andar – Centro, Rio de Janeiro. Entre em contato através do e-mail contato@vivacesaude.com.br ou pelo telefone (21) 3199-0400.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados