Cirurgia de circuncisão
Avalie este post

A circuncisão, ou postectomia é um procedimento cirúrgico para se remover o prepúcio, a pele que recobre a glande do pênis. Este procedimento pode ser realizado com diferentes técnicas já que a urologia não para de avançar, mas é importante que seja feita por uma profissional com formação em Urologia ou Cirurgia Pediátrica.

O prepúcio tem a função de proteger o pênis de traumatismos. Sua retirada é recomendada quando o paciente tem fimose, quando há desconforto durante a atividade sexual ou quando ocorrem infecções frequentes na região da glande e do prepúcio. Em adultos, o procedimento é realizado com anestesia local e não precisa ser realizada em centros cirúrgicos complexos. Após a retirada da pele que envolve o pênis, é feita a sutura. O procedimento dura em de 30 a 40 minutos e o paciente está liberado para voltar as suas atividades rotineiras, devendo apenas fazer uso de anti-inflamatórios.

A circuncisão talvez seja a cirurgia mais antiga do mundo e é realizada frequentemente por motivos religiosos e culturais, quando não há indicação médica. O procedimento é comum principalmente entre muçulmanos e judeus e é realizado ainda na infância.

O que dizem os especialistas

Especialistas apontam diversas vantagens, do ponto de vista da saúde, para que homens realizem a circuncisão. Alguns estudos demonstraram que a circuncisão diminui as chances de o homem ser vítima de câncer de pênis e do câncer do colo do útero nas parceiras, além de ajudar a proteger contra infecções. Recentes estudos organizados pela Organização Mundial da Saúde apontam ainda que homens circuncidados tem menor chance de contrair o vírus HIV. Homens que realizaram este procedimento também apresentam menor taxa de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Existe o mito de que a circuncisão causaria problemas de ereção e disfunção erétil, mas isso não é verdade. O que pode ocorrer é algum desconforto após a cirurgia em homens adultos. O prepúcio possui muitos nervos e acaba por contribuir para o prazer sexual, por isso existe o mito que a circuncisão diminuiria a sensibilidade.

Converse com um urologista, que possui conhecimento profundados de tratamentos relacionados aos problemas de áreas genitais para saber se há necessidade de ser feita uma circuncisão.

Aqui na Vivace Saúde do Homem, priorizamos a saúde masculina e possuímos a melhor equipe médica. Agende sua consulta em nossa clínica de urologia no Rio de Janeiro e viva com mais qualidade!

Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Luiz Augusto

Dr. Luiz Augusto W. de Carvalho
Urologista
CRM 52766640

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados