Homem negro com a mão na cabeça pensando | O que é a estenose de uretra?
O que é a estenose de uretra?
4 (80%) 1 vote

A estenose de uretra é o estreitamento de uma parte da uretra, canal por onde fluem a urina e o sêmen (no caso dos homens). Qualquer parte do órgão pode sofrer com o estreitamento, que pode levar à obstrução parcial ou total do fluxo urinário. Embora não seja uma exclusividade dos homens, é bem mais frequente neles do que nas mulheres, por possuírem a uretra mais longa e, portanto, mais propícia a apresentar problemas desse tipo.

Causas da estenose de uretra

A principal causa da estenose uretral é a ocorrência de traumas ou lesões na região que, após cicatrizarem, podem provocar um depósito de tecido fibrótico, o que diminui ou até interrompe o fluxo de urina. Outras causas possíveis da estenose são a realização de procedimentos invasivos e de manipulação da uretra, como cistoscopia, colocação de sondas uretrais ou cirurgia de próstata. Além disso, há ainda casos (raros) de estenose congênita, em que o recém-nascido já nasce com essa alteração.

Sintomas

Os principais sintomas do estreitamento da uretra são:

  • Dor e ardência ao urinar.
  • Jato de urina espraiado ou duplo.
  • Gotejamento de urina após a micção.
  • Nictúria (acordar à noite para urinar).
  • Aumento da frequência miccional.
  • Incontinência urinária.

Tratamentos

Os tratamentos para o estreitamento uretral são majoritariamente cirúrgicos e têm o objetivo de desobstruir a via urinária de forma duradoura, de maneira a garantir a qualidade de vida do indivíduo. Os principais procedimentos são:

Uretrotomia interna

Procedimento endoscópico (sem cortes) em que a estenose é aberta internamente. Pode exigir um tempo maior de uso de sonda.

Uretroplastia término-terminal

Modalidade cirúrgica em que o segmento estreitado da uretra é completamente removido, e as duas partes seguintes, saudáveis, são conectadas. É mais recomendada em casos de estenoses pequenas e oferece ótimos resultados.

Uretroplastia substitutiva

Procedimento em que a região estreitada é substituída por tecidos do corpo do próprio paciente (geralmente tecido do prepúcio ou da mucosa da boca). Indicado para casos de estenoses maiores.

Urologia é na Clínica Vivace

Caso você observe um ou mais dos sintomas da estenose de uretra, procure um médico. Na Vivace, clínica de saúde do homem no Rio de Janeiro, nós temos urologistas altamente capacitados para ajudá-lo no diagnóstico e tratamento do problema. Agende uma consulta.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados

Whatsapp