medico-homem
Avalie este post

Especialidade médica multidisciplinar por excelência, a Oncologia, no Brasil, também é chamada de Cancerologia. Estuda os diversos tipos de Câncer, formas de diagnósticos, prognósticios e tratamentos adequados. A palavra tem origem no grego onkos, que significa volume, remetendo aos tumores e cancros que geralmente se desenvolvem nos indíviduos afetados pela doença.

Durante todo o processo que vai do diagnóstico ao tratamento, o médico oncologista deve trabalhar em sinergia com outras especialidades, que darão suporte no sentido de prover a forma ideal para se chegar à cura ou minimizar efeitos da doença, contribuindo para melhorar a qualidade de vida do paciente. Em muitos casos, é necessária a combinação de mais de um tipo de tratamento. Os principais são a quimioterapia, radioterapia, cirugia e hormonioterapia.

A Oncologia desenvolveu braços especializados cada um num tipo de abordagem. A Oncologia pediátrica, que trata dos casos de câncer infantil, a Rádio-oncologia, cuja especialização envolve tratamento com radiação, Oncologia Cirúrgica, que utiliza a intervenção cirúrgica como forma de tratamento e a Clínica, responsável pelo tratamento clínico da doença.

Tumores ou cancros podem ser malignos ou benignos, e em ambos os casos pode haver expansão da patologia para outras regiões do corpo. Todo tratamento oncológico deve ser individualizado, para que as técnicas e medicamentos utilizados tenham máxima eficiência.

Avanços na medicina oncológica

Antes de se falar em cura, é fundamental agir preventivamente. A maioria dos tipos de câncer, quando diagnosticados de forma precoce, têm 100% de chances de cura, portanto, a medicina preventiva, como em toda especialidade, é a que mais salva vidas. No Brasil, o câncer infantil, de mama e de próstata estão entre os que mais fazem vítimas, e, na maior parte dos casos, devido à detecção da doença em estágio avançado.

Segundo relatório da ANS de 2014, os principais avanços na Oncologia foram na área da oncogenética. Não deixa de ser um desdobramento da oncologia preventiva, já que nessa especialidade, o diagnóstico precoce é baseado em histórico familiar, ou seja, a genética

Novembro Azul e Outubro Rosa

Outubro e novembro são os meses do ano dedicados à conscientização para os exames preventivos de mama e próstata, respectivamente. O INCA estimou, para 2014, um acréscimo em mais de 50 mil casos para o câncer de mama no Brasil, e para o de próstata o panorama é ainda menos animador, com mais de 68 mil novos casos estimados.

Clínica especializada em saúde masculina

A Vivace Saúde do Homem está empenhada em promover o bem estar do homem, por isso, apoia as campanhas nacionais a favor da prevenção do câncer de próstata. Estamos localizados no Centro do Rio de Janeiro, de braços abertos para cuidar do seu maior patrimônio, a saúde!

Ligue para a Vivace!  Nosso número é (21) 3199-0400

Sr. Diogo Rodrigues

Dr. Diogo Rodrigues
Oncologista
CRM 52799041

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados