Médicos- no laboratório analisando exame no computador
Avalie este post

O exame chamado de estudo urodinâmico, que também é conhecido como avaliação urodinâmica, é um procedimento muito importante que visa examinar o trato urinário inferior. É a partir dos resultados gerados por esse exame que o médico especializado consegue determinar se a saúde do paciente está boa ou se merece algum tipo de cuidado especial.

Quais os principais objetivos desse exame?

O principal objetivo desse estudo é verificar se a bexiga do paciente está realizando todas as suas funções da forma correta, como armazenar a urina e facilitar o seu esvaziamento, permitindo a micção normal.

Além disso, esse estudo ainda permite conferir se a bexiga está com sensibilidade, se suas propriedades elásticas estão regulares, se existe ou não presença de contrações não voluntárias e se sua capacidade de enchimento é boa.

Mas como esse estudo é feito?

Para averiguar todo o funcionamento da bexiga, o paciente precisa passar por uma série de processos e avaliações. As principais são a cistometria, o estudo pressão-fluxo, a perfilometria uretral e eletromiografia.

Caso o especialista ache necessário, ele ainda pode solicitar alguns exames complementares, como raio-x e fluoroscopia. Tudo depende da resposta e dos resultados de cada paciente.

E quais doenças podem ser diagnosticadas com esse estudo?

Depois de passar por esse exame, é possível diagnosticar uma série de problemas. Entre as doenças da bexiga que podem ser descobertas com o estudo urodinâmico, pode-se citar a retenção urinária, infecções, incontinência, hiperatividade vesical, traumatismo vertebro-medular e distúrbios neurológicos.

É muito importante lembrar que o diagnóstico certeiro e precoce desses problemas pode ser determinante para a cura do paciente e sua rápida recuperação.

Quando esse tipo de estudo é solicitado?

Normalmente, o especialista pede esse tipo de estudo quando o seu paciente apresenta algum sintoma irregular e que gere desconfiança de que algo está errado e precisa ser tratado.

Algumas das circunstâncias mais comuns e que fazem com que o médico solicite esse exame são o aumento da próstata do paciente, incontinência urinária, lesões neurológicas, entre outros.

Como é a preparação para esse estudo?

Diferentemente de muitos exames, o estudo urodinâmico não requer uma preparação prévia, ou seja, os adultos só precisam agendar a análise e comparecer ao local indicado.

Qual a duração desse exame?

É essencial ressaltar que a duração varia muito de acordo com o médico responsável pelo estudo, mas, comumente, o exame tem duração de 45 minutos a 1 hora e 30 minutos.

E depois de terminar o estudo?

É comum que, depois de finalizar o exame, o paciente ainda sinta um pouco de desconforto na hora de urinar e, por isso, é recomendado ingerir muita água logo após o término do estudo.

Também é possível que, após a avaliação clínica, o especialista prescreva algum antibiótico ao paciente. A indicação é feita pelo próprio médico caso ele ache necessário.

Onde fazer esse exame?

A Vivace Saúde do Homem, clínica de urologia no Rio de Janeiro, conta com um quadro de médicos preparados e qualificados para realizarem exame urológico, ainda é possível fazer outros processos nessa clínica, como vasectomia e diferentes tratamentos. O local também conta com médicos especialistas em cirurgia plástica, clínica médica, dermatologia, oncologia, psicologia e nutrição. Agende seu horário pelo telefone ou diretamente pela internet. A clínica funciona todos os dias da semana, das 9h às 19h. Entre em contato e saiba mais!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados

Whatsapp