Homem negro sorrindo de braços cruzados | Peniscopia: tire suas dúvidas
Avalie este post

Muita gente tem dúvidas quando o assunto é peniscopia. O que podemos adiantar é que se trata de um exame no pênis, e que muitos mitos giram em torno dele. Pensando nisso, resolvemos desmistificar a peniscopia. Tire suas dúvidas a partir da leitura a seguir!

Antes de qualquer coisa, deve-se lembrar que a saúde vem em primeiro lugar, portanto, não se deve negligenciar nenhum exame, o que não deixa de fora a peniscopia. Para nos aprofundar mais no assunto, confira o que vem a seguir.

Peniscopia: tire suas dúvidas

Não se pode falar sobre peniscopia sem esclarecer como esse procedimento funciona. Trata-se de um exame feito em homens para analisar o pênis, mais especificamente, sua superfície.

Esse exame é feito por profissionais que, a olho nu, conseguem identificar problemas na superfície do órgão genital masculino, diagnosticá-lo e indicar a forma de tratamento mais adequada. Portanto, é um exame bem importante.

Muitos homens podem se sentir acanhados na hora de fazer a peniscopia, mas ela é necessária. Cuidar bem da saúde nunca é demais.

Quando devo fazer uma peniscopia?

Bom, a verdade é que exames precisam ser feitos periodicamente, de preferência de seis em seis meses, para verificar se tudo está bem com o nosso corpo.

No entanto, caso você note alguma coisa errada com seu órgão genital antes desse período, o mais recomendado é que procure um médico o quanto antes. Geralmente, a peniscopia é indicada quando há suspeitas de HPV, doença que gera um terrível desconforto aos homens quando se manifesta.

O HPV é um vírus que pode provocar verrugas penianas, na boca, no ânus e no escroto. No entanto, muitos homens já possuem o vírus alojado em seu corpo, o qual simplesmente ainda não se manifestou. Por isso, exames de sangue também são indicados.

Como é feito o procedimento?

O exame de peniscopia não é nenhum bicho de sete cabeças. Primeiro, o médico coloca ao redor do pênis uma compressa com ácido acético por nada mais do que dez minutos. Depois, utilizando um peniscópio, um aparelho com uma lente que proporciona uma visão aumentada, ele observa a superfície do órgão genital masculino e checa para ver se está tudo ok.

Se o médico se dá conta de que algo está errado, ele realiza uma biópsia, que é um exame um pouco mais invasivo; no entanto, o paciente só é submetido a ele anestesiado.

Antes do exame

Se você vai fazer uma peniscopia, então deve se preparar para esse exame. Mas como isso é possível? Na verdade, você só precisa realizar procedimentos simples, como:

  • raspar ou aparar os pelos pubianos;
  • não utilizar medicamentos na região do pênis na data marcada para a peniscopia;
  • evitar relações sexuais por 72 horas;
  • não higienizar o pênis pouco tempo antes do exame acontecer.

São cuidados simples, mas que, se não são realizados, afetam diretamente a eficácia de uma peniscopia. Afinal, é muito constrangedor chegar ao médico e perceber que você precisa encontrar uma nova data para o mesmo exame, devido à negligência com cuidados para realizá-lo.

Previna-se contra o HPV

A peniscopia pode identificar outros problemas, mas os casos mais comumente identificados pelo exame são de homens com o vírus HPV já se manifestando em verrugas.

Essas verrugas podem incomodar devido à aparência, ou até mesmo gerar uma certa coceira. Mas, isso não é nada perto do real prejuízo que podem causar na vida de um homem.

Se não tratado, o HPV, que a princípio é um vírus que muitos homens têm, mas que não se manifesta, pode se desenvolver e se transformar em um câncer de pênis, provocando drásticas mudanças na vida do indivíduo.

Isso inclui tratamentos como a quimioterapia, e pode até mesmo fazer com que a pessoa venha a óbito. Portanto, seja um homem prevenido. Realize a peniscopia periodicamente, cuide da sua saúde e visite regularmente o urologista. A Vivace, clínica de saúde do homem no Rio de Janeiro , dispõe de tecnologia de ponta e profissionais capacitados para atendê-lo. Agende sua consulta e conheça-nos.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados

Whatsapp