peniscopia-v2

Peniscopia é um exame urológico que visa identificar se existem lesões causadas pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano) no órgão sexual. Essas lesões costumam ser microscópicas e, para serem detectadas, é necessário o auxílio de uma lupa de aumento ou colposcópio, pois só assim o diagnóstico se dá de forma eficaz e assertiva.

O exame é simples e rápido e consiste na aplicação de uma compressa com ácido acético em volta do pênis. Depois de 10 minutos com o órgão sexual envolto, a substância já terá surtido o efeito necessário, então será a hora de o especialista observar a região através de um peniscópio, aparelho com lentes que aumentam em até 40 vezes a imagem e que facilitam a identificação de microlesões, verrugas ou quaisquer anormalidades.

Caso haja alguma anomalia, o material deverá ser colhido e enviado para biópsia em laboratório. Este processo é imprescindível para que o micro-organismo causador da lesão seja identificado e, consequentemente, o paciente receba o tratamento adequado.

Mais informações sobre a peniscopia

  • A peniscopia é um exame simples e rápido.
  • Ele não oferece nenhum tipo de incômodo ao paciente.
  • O procedimento é muito importante para a detecção da presença do HPV, mas é recomendável que o exame seja feito tão logo surjam os primeiros sintomas da doença.
  • No caso de pacientes com parceiro fixo, os dois precisam fazer o exame para detectar se houve transferência de vírus.
  • O exame também consegue diagnosticar a presença de verrugas microscópicas mesmo a olho nu, e também é usado para localizar herpes, candidíase e outras infecções que acometem a região genital.

Exame de peniscopia na Vivace Saúde do Homem

A Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, oferece a peniscopia e outros tratamentos em urologia.

Vivace Saúde do Homem
Avenida Rio Branco, 185, Salas 403/404 – 4º andar – Centro, Rio de Janeiro
contato@vivacesaude.com.br
(21) 3199-0400.

Solicite sua consulta!