Pós operatório vasectomia
Pós operatório em vasectomia: que cuidados tomar?
5 (100%) 1 vote

Muitos homens recorrem à vasectomia como um método seguro de não ter mais filhos, mas nem todos sabem como ela funciona e quais os cuidados devem tomar depois que a cirurgia é realizada. Com isso, muitos deles voltam para casa cheios de dúvidas e sem entender muito bem o que fazer.

Se você pretende fazer a vasectomia, mas não sabe o que esperar do seu pós operatório, o blog da Vivace conta tudo o que você deve saber antes de realizar o procedimento.

Os cuidados antes da cirurgia

Antes de falarmos sobre o pós operatório é importante lembrar que a vasectomia deve ser feita em homens cientes de que o procedimento é definitivo e que o impedirá de ter filhos.

Além disso, o paciente tem que registrar a vontade de fazer o procedimento de forma escrita e firmada, ter mais de 25 anos de idade, ter, no mínimo, dois filhos vivos, ser casado e ter o consentimento da esposa. O homem também pode realizar a cirurgia se sua esposa tiver algum risco à vida em caso de engravidar.

O homem também deve ter passado por consulta há no mínimo 60 dias, já que a legislação entende que esse é o período necessário para que o casal assimile o procedimento e reflita sobre a decisão que tomou. O homem ainda deve fazer higienização e raspagem da região pélvica.

Depois da vasectomia

Por ser uma cirurgia simples, não é preciso que o paciente fique no hospital e, por isso, é comum que ele receba alta algumas horas após o processo operatório. No entanto, ao chegar em casa é preciso que o paciente fique em repouso por pelo menos 3 dias.

O paciente ainda deve permanecer sem sexo e ejaculação por um período de uma semana, já que esse é o tempo necessário que a sutura necessita para cicatrizar completamente.

Para diminuir a dor ou até mesmo evitar algum processo inflamatório o médico pode prescrever antibióticos e antiinflamatórios, assim como recomendar compressas de água gelada no local. Os pontos não precisam ser retirados, mas o curativo deve ser trocado duas vezes ao dia, com higienização do local com solução tópica.

Além disso, o paciente ainda deverá usar uma sunga e suspensórios próprios por pelo menos 30 dias, para ajudar em todo o processo. Ainda que seja raro, os pacientes podem sentir dor aguda, ter sangramentos, infecções e inflamações.

Vale lembrar também que, mesmo após o período de repouso, é necessário que o paciente saiba que o sêmen armazenado ainda demora 20 ejaculações até ser completamente eliminado.

Em alguns pacientes, entre 5 e 30%, a Síndrome da Dor pós-Vasectomia aparece, mas a porcentagem ainda é baixa e o médico deve ser consultado caso isso aconteça.

Para realizar o procedimento e sanar quaisquer dúvidas é preciso procurar um médico. A Vivace conta com urologistas no Rio de Janeiro, e é especializada em cirurgia de vasectomia, para vão lhe orientar sobre tudo o que envolve o procedimento.

Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Luiz Augusto

Dr. Luiz Augusto W. de Carvalho
Urologista
CRM 52766640

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados