Médico confiante sobre a mesa do escritório
Avalie este post

A próstata é uma glândula masculina cuja missão é produzir substâncias que tornam o sêmen mais fluido, garantindo melhor movimentação aos espermatozoides. Essa glândula tem fundamental importância no corpo do homem e faz parte de um sistema complexo, que envolve diversas estruturas dos sistemas urinário e sexual.

A próstata fica localizada na região logo abaixo da bexiga e pesa em torno de 20 gramas. Ela envolve o canal urinário e, em condições ideais, não comprime esse canal, permitindo que a urina passe normalmente.

Ao longo do ciclo de vida do homem, a próstata pode ser acometida por tumores benignos ou malignos. Os tumores benignos ocorrem mais frequentemente na região central da próstata, enquanto os tumores malignos se concentram mais na região periférica.

No caso de tumor benigno, os sintomas surgem mais rapidamente, facilitando o diagnóstico, justamente por estar mais próximo do canal da urina. Dessa forma, o tratamento acaba sendo desenvolvido com mais rapidez.

Já na ocorrência de tumor maligno, que se manifesta mais tarde, o diagnóstico se torna mais complicado. Em todos os casos, a prevenção com o acompanhamento regular do médico urologista é a melhor saída!

Quem pode ter câncer de próstata?

O câncer na próstata é um tumor que, geralmente, se desenvolve com mais frequência em homens acima dos 50 anos de idade e que apresentam histórico familiar da doença. O problema pode ser curado quando precocemente diagnosticado. Já quando o câncer é identificado em um estágio avançado da doença, a sobrevida do paciente acaba diminuindo.

Neste contexto, é fundamental ressaltar a importância dos exames frequentes em homens com essa faixa etária. No caso do exame da próstata, o recomendado é que o homem comece a fazer o check-up periódico a partir dos 45 anos de idade. Claro que, quando detectado um sintoma como uma infecção urinária, urina com sangue ou qualquer outro sinal que o paciente julgue não ser normal, ele precisa procurar um especialista de imediato, como, por exemplo, um urologista. O diagnóstico é realizado por meio de exames de toque e de sangue.

Como são os exames para diagnóstico do câncer de próstata?

No exame de sangue, ocorre uma coleta simples, que vai medir o chamado PSA (Antígeno Prostático Específico), tipo de proteína específica da próstata. Um aumento do PSA pode representar uma infecção, uma alteração benigna da próstata ou até um câncer. Pelo fato de essa alteração de PSA levar a vários tipos de diagnóstico, se faz necessário também o exame físico.

Por ser uma glândula que se encontra internamente no corpo, é preciso o exame do toque para sentir a consistência da mesma. O exame de toque fará com que o urologista sinta modificações no tamanho da próstata e também em sua consistência.

Em casos diagnosticados de tumor da próstata, um dos tratamentos indicados é a cirurgia que retira a glândula e as vesículas seminais, unindo a bexiga com a uretra. Esse procedimento é chamado de prostatectomi radical.

A cirurgia irá impedir a saída de esperma, porém o orgasmo permanecerá intacto no paciente. Como a próstata possui os nervos que passam ao lado, que têm ligação com a ereção, o paciente também pode ter problemas nessa área após a cirurgia. Outras formas de tratamento são a radioterapia ou o uso de hormônios, quando a situação da doença já está avançada. O médico urologista e o paciente saberão definir o melhor procedimento.

Vale destacar que o homem não precisa chegar ao estágio da vida adulta para procurar um urologista. Esse procedimento deve ser incentivado já logo na adolescência, a partir dos 16 anos de idade, ou quando se suspeita de qualquer anormalidade com as funcionalidades do corpo. A prevenção é sempre o melhor caminho! Aqui na Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, você encontra profissionais preparados para oferecer o melhor atendimento e tratamento, além de tecnologia de ponta para auxiliar e garantir precisão nos diagnósticos. Agende sua consulta!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados

Whatsapp