Homem em consulta médica | A primeira consulta com um urologista
Avalie este post

A ida pela primeira vez ao urologista é um temor para a grande maioria dos homens. Em geral, as situações em que o homem se sente inseguro e com medo de passar por esse profissional surgem a partir de uma visão preconceituosa e de tabus que precisam ser derrubados para que a manutenção da saúde do homem seja possível.

Piadas encontradas na internet envolvendo o urologista, infelizmente, acabam contribuindo para que muitos homens deixem de se cuidar e prevenir doenças graves. É importante ressaltar, no entanto, que logo na adolescência o homem já deve passar por um urologista, já que várias doenças que surgem nesse período podem ser tratadas de forma mais precoce e positiva.

Infelizmente, muitos homens só procuram o médico quando uma doença já está em estágio avançado, seja por conta da vergonha de expor o corpo ou por medo. É importante deixar claro que o médico urologista atua de forma profissional, humana e respeitosa, com toda a responsabilidade e conhecimento adquirido em seus anos de estudo e formação.

Por que procurar o médico urologista?

Os órgãos reprodutores masculinos e o sistema urinário passam pelos cuidados de um urologista. Os rins e a bexiga, por exemplo, também são parte da especialidade desse profissional de saúde.

É preciso acabar também com o equívoco de que o urologista seja um médico que atenda exclusivamente ao público masculino. As mulheres também devem passar por este profissional para cuidar de sua saúde urinária. Infecções, cálculo renal e incontinência urinária são doenças bem mais comuns em mulheres do que em homens, fazendo com que haja uma grande procura do público feminino pelos consultórios de urologistas.

Quando consultar o urologista?

Na primeira consulta com o urologista, é importante que o paciente repasse com detalhes os sintomas que vêm apresentando, para que o diagnóstico seja o mais preciso possível. Saber sobre a vida sexual do paciente é importante, principalmente quando o homem relata dificuldades de ereção ou desconfortos durante as relações sexuais.

O urologista pode também querer saber o quanto as relações sexuais estão sendo feitas sem o uso de preservativos, diante do risco de doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo é buscar a saúde e o bem-estar do paciente, e qualquer tipo de julgamento é descartado.

Alterações na cor e no odor da urina são análises fundamentais, além da frequência com a qual o paciente vai ao banheiro todos os dias. Os hábitos urinários são importantes para esclarecer dúvidas e se chegar a um diagnóstico para tratar os problemas.

A ida ao urologista não deve ocorrer apenas quando a doença se manifesta. É fundamental realizar as consultas preventivas e os check-ups de saúde. Quando o paciente já apresenta algum tipo de complicação no sistema urinário, as consultas devem ser regulares.

Pessoas que já tiveram pedras nos rins e conseguiram expelir os cálculos devem fazer consultas com o urologista de forma periódica, já que as chances de reincidência, ou seja, de o problema voltar, são grandes.

A dor constante na lombar é um indício forte de cálculo renal, as chamadas “pedras nos rins”. Por isso, o acompanhamento do urologista é importante.

Episódios de infecção urinária durante a vida também devem ser tratados com o acompanhamento urológico. Além disso, o constante acompanhamento de um urologista também é importante em casos de diagnósticos de tumores nos rins e na bexiga. O urologista, junto com o oncologista, irá ajudar na eficácia do tratamento desses tipos de câncer.

Prevenção contra o câncer de próstata

Para os homens, a consulta periódica com um urologista se torna mais crucial a partir dos 45 anos de idade. É nesse período que surge a maior parte dos casos de câncer na próstata, e o exame nessa região é de extrema importância.

Diferentemente das mulheres, que possuem o hábito de ir ao ginecologista desde a adolescência, os homens acabam relutando na busca da prevenção. Por isso, é fundamental trabalhar a conscientização de que o urologista deve acompanhar o homem durante toda a sua vida.

Aqui na Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, temos diversas especialidades médicas. Somos especializados em saúde masculina, buscando promover mais saúde, qualidade de vida, segurança, informação e bem-estar aos nossos pacientes. Agende sua consulta!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados

Whatsapp