Homem oriental diante do espelho com mãos na testa | Entenda as principais causas da acne em pele masculina
Avalie este post

A adolescência é o período em que o nosso organismo sofre uma verdadeira avalanche de mudanças. O corpo cresce e se desenvolve. A voz também muda, começam a surgir os pelos e a acne toma conta da pele.

De acordo com os médicos, a puberdade geralmente dura entre os 10 e os 13 anos nas meninas e vai dos 12 aos 14 nos meninos. Mesmo assim, o nosso organismo pode encarar alguns desses sintomas um pouco mais tarde. A acne é um exemplo, e no caso dos homens, ela pode aparecer por questões hormonais.

Dermatologistas explicam que o aparecimento tardio deste problema de pele acontece pelos níveis de andrógenos no organismo. O hormônio é o responsável pelo crescimento e desenvolvimento do corpo do homem.

Outro fator que influencia o surgimento da acne em fase adulta é a falta de cuidados com a pele. O sexo masculino ainda se depara com o preconceito e, por isso, muitas vezes não dá a atenção necessária para a saúde. Mas essa história está mudando e muitos profissionais da área estética já estão se especializando para atender o público masculino.

A importância dos cuidados com a pele no homem

A sociedade ainda convive com a herança de que homem não gosta de ir ao médico, imagine então procurar um dermatologista para cuidar da pele? Consultar médicos periodicamente é fundamental para ter uma vida longa e saudável. Além disso, existem alguns cuidados com a pele que podem ser tomados no dia a dia. O ritual pode contar com hidratação, limpeza profunda e até com esfoliação da pele.

Hoje, o mercado oferece uma grande variedade de produtos e marcas voltados ao público masculino. Um profissional pode auxiliar no momento da escolha, indicando excelentes dermocosméticos para controlar e melhorar o aspecto da acne em pele masculina. Além disso, o médico dermatologista também é o profissional indicado para recomendar os melhores protetores solares para homens de todas as idades.

Rotina de cuidados para evitar ou tratar a acne em pele masculina

Lavar o rosto, pelo menos, duas vezes por dia é uma forma de controlar a oleosidade da pele, o que é fundamental para o controle das acnes. Para isso, basta usar um sabonete ou gel específico, que também auxilie na eliminação de impurezas. Homens com tendência a acnes e cravos podem fazer a esfoliação da pele semanalmente ou a limpeza de pele profissional uma vez ao mês.

Em geral, os cuidados com a pele vão além de uma limpeza diária, e a proteção também ajuda muito na manutenção da saúde. A incidência de raios solares em excesso é prejudicial para a pele e pode até contribuir para casos de câncer na derme.

Todos os dias estamos expostos a uma série de agentes agressivos: poluição do ar, fumaça do cigarro, ambiente com ar condicionado, entre outras coisas. Estes fatores combinados à falta de cuidados com a pele podem fazer com que ela perca a elasticidade. Isso favorece o aparecimento de manchas, por exemplo. A desatenção colabora também para o envelhecimento do tecido. Por isso, é extremamente importante manter um cuidado regular com o órgão.

Consultar um dermatologista é um importante passo para quem quer ter uma pele saudável e bonita, livre da presença de acnes, manchas e cicatrizes. O profissional pode avaliar a qualidade da pele, indicar o protetor solar que seja compatível com cada paciente e que não provoque reações. Além disso, o médico também pode indicar tratamentos estéticos para correções da pele e pode diagnosticar precocemente os casos de câncer.

Vale reforçar que, de acordo com o INCA, o Instituto Nacional de Câncer, por ano são diagnosticados em média 165 mil novos casos da doença no país – a maioria em homens. O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, e corresponde a 30% de todos os tumores malignos descobertos, tendo um alto índice de cura se for diagnosticado cedo e tratado corretamente. Por isso, todo cuidado é pouco!

A Vivace, clínica de saúde do homem , possui dermatologistas especializados em pele masculina e suas especificidades. Agende sua consulta e venha conhecer-nos!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados

Whatsapp