Prostatectomia
Avalie este post

Como em toda neoplasia, a de próstata pode exigir intervenção cirúrgica. Após criteriosa avaliação feita pelo médico urologista, são feitos exames pré-operatórios antes da prostatectomia, a cirurgia indicada quando diagnosticado câncer de próstata. O procedimento pode ser radical, quando toda a glândula é removida, incluindo as vesículas seminais, ou parcial, quando apenas parte da próstata é retirada cirurgicamente.

Nos casos em que é confirmado o diagnóstico de câncer de próstata, a prostatectomia radical é indicada como forma mais segura de eliminar os riscos de recidiva. Embora devam ser realizados todos os exames que precedem a cirurgia, há sempre os riscos de reações durante o procedimento, como trombose ou infecção. Entre os efeitos colaterais, o principal é a incontinência urinária. A uretra, canal por onde passa a urina, é totalmente envolvida pela próstata, o que torna necessária a ligação direta entre bexiga e uretra. Esta complicação normalmente é temporária, e depois de algum tempo o paciente volta à sua condição normal.

Que outros efeitos colaterais podem acontecer?

Além da incontinência urinária, pode ser que o paciente submetido à prostatectomia tenha dificuldade de ereção. Embora a intensidade varie, a impotência após a cirurgia pode acontecer porque os nervos que levam os impulsos de ereção ao pênis passam próximos, e podem ser atingidos, principalmente nos casos de maior extensão do câncer.

Entretanto, já existem técnicas cirúrgicas de grande precisão, como a robótica, que permite a realização da retirada da próstata sem afetar os tecidos e nervos adjacentes.

A ejaculação e a libido também são comprometidas?

Organicamente, a libido não deverá ser prejudicada, uma vez que tem relação com hormônios cuja secreção não é modificada com a prostatectomia. O que pode acontecer é uma sensação de insegurança causada pelo medo, e, nesses casos, recomenda-se o acompanhamento de um psicólogo.

Com a retirada da próstata, o sêmen deixa de ser produzido, por isso não há mais ejaculação, embora o orgasmo continue normal. Para quem deseja ter filhos futuramente, um método recomendado é a criopreservação de espermatozoides.

Novembro Azul na Vivace Saúde do Homem

A melhor forma de evitar a intervenção cirúrgica e a remoção da próstata é a detecção do câncer em estágio inicial. Para isso, o primeiro passo é a realização do exame de toque em ambulatório, um procedimento rápido, indolor e fundamental para aumentar as chances de cura do câncer. Espalhe essa notícia para amigos e familiares, dê um toque a favor da vida. A Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, apoia a campanha Novembro Azul.

Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Luiz Augusto

Dr. Luiz Augusto W. de Carvalho
Urologista
CRM 52766640

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados