Quais são os primeiros sinais do diabetes?
Avalie este post

Milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo sofrem de diabetes, uma doença que está relacionada a um alto nível de glicose presente no organismo. A glicose é um carboidrato considerado a principal fonte de energia do nosso corpo, porém, quando sua quantidade no sangue aumenta, alguns problemas de saúde podem se desenvolver, como o diabetes mellitus.

Existem dois tipos, e os sintomas de cada um deles variam. Porém, nem sempre eles vão significar uma doença como o diabetes, então é importante sempre procurar ajuda médica para que assim possam ser feitos exames que o identifiquem. Nossa clínica de urologia no Rio de Janeiro tem especialistas que podem lhe ajudar.

Diabetes tipo I

Este tipo de diabetes se caracteriza pela produção reduzida ou não produção de insulina, um hormônio que se desenvolve no pâncreas e serve para levar o açúcar (glicose) do sangue até as células onde é processado para atuar como fonte de energia para o organismo. Então, quando não há suficiente ou nenhuma insulina, as células param de receber a glicose, o que resulta no seu acúmulo na corrente sanguínea e, consequentemente, o diabetes tipo 1.

Os sinais se manifestam mais comumente desde a infância ou adolescência já que é um tipo de origem genética. É preciso ficar atento aos seguintes sintomas para que possa ser feito um atendimento médico o mais rápido possível, caso contrário, outros problemas podem ser desencadeados:

  • Fadiga constante
  • Emagrecimento sem causa aparente
  • Visão embaçada
  • Urinar durante a noite
  • Sede com boca seca

Diabetes tipo II

Ao contrário do diabetes tipo 1, qualquer um pode desenvolver o tipo 2, já que existem diversos fatores que aumentam o risco de sofrer dessa doença. O consumo excessivo de álcool, obesidade e histórico familiar com diabetes tipo 2 são alguns exemplos. Neste caso, o sintomas são diferentes, porém continua sendo importante ficar atento para identificar os sinais, especialmente se a pessoa entra no perfil.

  • Fome e sede constante
  • Problemas de cicatrização
  • Formigamento nos pés
  • Infecções em diversas partes do corpo

Como prevenir

O diabetes tipo 1 é uma doença hereditária, logo, não podem ser tomadas medidas de prevenção. Mas ela pode ser controlada, quanto mais rápido após o aparecimento dos sintomas, melhor. Já o tipo 2 pode se desenvolver ao longo da vida adulta e é causada por más hábitos alimentícios e uma vida sedentária. Logo, para manter o nível de glicose adequado e evitar complicações, é preciso ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente, além de sempre seguir as indicações do seu médico.

A Clínica Vivace – Saúde do Homem é uma clínica de urologia no Rio de Janeiro e que atende no Centro da cidade.

Telefone: (21) 3199-0400

E-mail: contato@vivacesaude.com.br

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados