Vasectomia
Quem pode e deve fazer vasectomia?
4 (80%) 1 vote

A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples e realizado por urologistas ou cirurgiões gerais, que tem como objetivo tornar o homem estéril. Seu nome técnico é deferentectomia. Mas a quem é indicado e por que fazer a vasectomia?

Antes de tudo é bom saber que a cirurgia de vasectomia é um procedimento cirúrgico realizado em um consultório médico, sob anestesia local. Por meio da incisão na pele do saco escrotal é identificado o canal deferente, e nesse canal é feita a ligadura ou corte dos canais, que têm suas pontas amarradas.

Depois do corte e das pontas dos canais deferentes amarradas, a pele é fechada com um ou dois pontos de fios. Após a operação recomenda-se evitar relações sexuais por uma semana, e após 60 dias é realizado um exame do líquido seminal, para averiguar se o procedimento foi bem sucedido.

Como saber se devo fazer a vasectomia

Para ter certeza de que realmente vai fazer a vasectomia e não vai se arrepender, primeiro fique certo de que você não quer ser papai no futuro. Então, elaboramos algumas perguntas, para que antes do procedimento, você saiba que isso pode acontecer:

  • Se você perder um de seus filhos ou todos, não queria ter outro?
  • Caso você se divorcie e perder a guarda de seus filhos?
  • Se você casar novamente e sua companheira quiser ter filhos?
  • Se financeiramente você melhorar e quiser ter mais filhos?
  • Quando seus filhos crescerem, não gostaria de ter novos?

Antes do procedimento, pense sobre assas perguntas e caso perceba que não haverá mudança em seu pensamento se ocorrer algumas das situações, você está preparado.

Quem pode fazer vasectomia

Embora qualquer homem possa fazer a vasectomia, isso vai depender dele próprio, e algumas exigências são determinadas por lei. Para optar pelo procedimento, é necessário ter pelo menos 25 anos de idade e dois filhos vivos. Clinicamente, indica-se para homens férteis a partir dos 30 anos de idade.

E o homem que optar pelo procedimento cirúrgico da vasectomia, deve encarar como uma ação definitiva, mesmo que hoje já seja possível o processo de reversão. Por isso, é fundamental ter segurança ao tomar a decisão, já que a companheira não vai mais engravidar.

Por que fazer a vasectomia

Os motivos para se fazer a vasectomia podem variar, mas no geral são homens bem casados e com até três filhos e não querem mais que suas esposas engravidem. Ou seja, a maior procura é na busca por um planejamento familiar e uma forma segura e cômoda de contracepção.

Após a decisão tomada, procure uma clínica especializada em vasectomia para a realização do procedimento cirúrgico, que não demora mais que 30 minutos.

Clínica para cirurgia de vasectomia no Rio de Janeiro

A Clínica Vivace Saúde do Homem, além do cuidado com a saúde do homem no Rio de Janeiro, realiza procedimento cirúrgico de vasectomia. Conta com médicos urologistas especializados para realizar cirurgia de vasectomia dentro de toda comodidade e conforto que a clínica oferece.

Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400

 

Dr. Paulo Roberto

Dr. Paulo Roberto S. de Carvalho
Urologista
CRM 52799041

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados