Prostatectomia radical
Avalie este post

O câncer de próstata é uma das doenças que mais assusta os homens, pois ataca a próstata, uma glândula localizada próxima à bexiga. A próstata integra o sistema reprodutor masculino e (entre outras funções) faz parte do sistema responsável pela ejaculação do sêmen.
Quando o câncer de próstata avança, debilita uma série de funções masculinas. Quando o tumor está contido na glândula o melhor tratamento possível para curá-la é através do procedimento conhecido como prostatectomia radical.

O que é Prostatectomia Radical?

É um procedimento cirúrgico que se apresenta como a melhor solução de cura em casos de câncer de próstata, entretanto, existem algumas técnicas que se diferem entre si:
Prostatectomia Radical Retropúbica – É o procedimento cirúrgico mais comum, e consiste em fazer um corte a partir do umbigo até o osso púbico. Através dela, caso haja necessidade, o cirurgião pode remover os linfonodos da próstata, que devem ser localizados em exames prévios. Existem dois feixes de nervos que controlam as ereções e estão presentes nesta região, e, caso aja necessidade, o cirurgião pode cortar um ou até mesmo os dois. Caso este último cenário seja preciso, o paciente precisará de uma bombinha ou remédios para voltar a ter ereção. Se apenas um dos nervos seja cortado, há grandes chances do paciente voltar a ter ereções sem ajuda.
Prostatectomia Radical Perineal – É o procedimento cirúrgico menos utilizado, pois nele não há como poupar os nervos citados acima. A técnica permite acesso à próstata através da região compreendida entre o saco escrotal e o ânus, com esta técnica a próstata é cem por cento removida, porém a recuperação do paciente no período pós-operatório tende a ser mais rápida.
Prostatectomia Radical Laparoscópica – Nesta técnica são feitas pequenas aberturas no abdômen do paciente, onde serão inseridos os instrumentos para a realização da cirurgia. Um destes instrumentos possui uma câmera, a partir da qual o cirurgião realiza a cirurgia a partir de controles remotos. A recuperação dos pacientes que são submetidos a este procedimento tende a ser mais rápida que os demais, porém com custo elevado e a necessidade de habilidades técnicas apuradas por parte dos cirurgiões.
Prostatectomia Radical Laparoscópica Assistida por Robótica – A técnica é a mesma da Prostatectomia Radical Laparoscópica, porém é realizada por robôs no controle das pinças em vez de um médico. O cirurgião controla o painel do robô, que tem a sua disposição um painel 3D que facilita o trabalho e permite mais liberdade. Os pacientes que optam por esta técnica podem se recuperar e voltar as suas rotinas mais rapidamente, entretanto o alto custo da técnica é o principal obstáculo para sua implantação.

Riscos da prostatectomia

Qualquer tipo de Prostatectomia apresenta os mesmos riscos, que não diferem de grandes cirurgias, e podem envolver complicações com a anestesia, riscos de pequenos infartos e infecções nos locais da incisão.

Principais Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais da Prostatectomia Radical enquanto procedimento cirúrgico, podem ser incontinência urinária e impotência sexual.

Incontinência Urinária

Os casos de homens que perdem o total controle sobre a bexiga após a cirurgia de Prostatectomia Radical são raros, e mesmo nos casos que acontecem é mais comum que eles voltem ao normal dentro de alguns dias. Nos raríssimos casos que o paciente não consegue retomar o controle da bexiga, a incontinência urinária pode ser tratada.
Incontinência Urinária por Estresse – Neste tipo de incontinência urinária, a urina pode escapar após um estresse na bexiga, causado por uma tosse, espirro ou até mesmo gargalhada forte. É o tipo de incontinência urinária mais comum.
Incontinência Urinária por Transbordamento – a bexiga não é totalmente esvaziada, fazendo com que o homem leve mais tempo para urinar e apenas consiga um fluxo fraco de urina.
Incontinência Urinária de Urgência – Neste estilo de incontinência urinária a bexiga fica pouco sensível ao armazenamento de urina, fazendo com que o homem sinta uma grande vontade de urinar sem aviso prévio.

Impotência Sexual

Pode acontecer devido à lesão ou remoção dos nervos que permitem as ereções, na maioria dos casos o efeito não é permanente e pode passar em até no máximo dois anos. Nesse estado, o homem pode contar com a ajuda de bombinhas e medicamentos para obter uma ereção.

O câncer de próstata é um problema sério e deve ser tratado, para saber mais sobre os procedimentos da Prostatectomia Radical consulte a Vivace, nossa clínica de urologia no Rio de Janeiro.

Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Luiz Augusto

Dr. Luiz Augusto W. de Carvalho
Urologista
CRM 52766640

 

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados