Médico urologista
Avalie este post

Dados do Ministério da Saúde apontam que a cada oito mulheres que vão ao ginecologista, apenas um homem vai ao urologista.

Não há uma idade determinada para se procurar um Urologista ou mesmo uma clínica especializada na saúde do homem. Porém é recomendado exames sempre que a pessoa se sinta com algum problema urológico.

O urologista, embora seja conhecido como o médico do homem, também cuida da mulher e da criança, pois suas habilidades abrangem o trato urinário de todas as pessoas, de ambos os sexos. Além disso, são responsáveis pelo sistema reprodutor do homem.

Quando o homem deve consultar o urologista

Sempre que sentir alguma anomalia no sistema urinário, como problema de infecção urinária recorrente, sangramento na urina ou dificuldades para urinar, como o jato urinário fraco.

Ao se deparar com doenças que são transmitidas sexualmente, impotência sexual e/ou ejaculação precoce, casos que envolva infertilidade do homem, sintomas da varicocele, doenças que envolvam os testículos e dor lombar causada por cálculos renais (pedra nos rins) ou outras doenças renais, o urologista também é indicado.

A época em que o homem deve procurar regularmente um urologista, é após os 50 anos para fazer o exame de toque retal, conhecido como “exame de toque,” que dura de 10 a 15 segundos. E deve ser realizado pelo menos uma vez por ano.

Exames urológicos no homem

Para cada faixa etária há uma espécie de análise adequada, e deve ser feito em clínicas especializadas no tratamento de urologia. Em crianças se faz o diagnóstico de Criptorquidia, que é quando os testículos não estão na bolsa escrotal. Entre os 15 e 35 anos, os exames se concentram nos cuidados com o câncer dos testículos e as doenças sexualmente transmissíveis (DST), em que há maior incidência desses casos.

Após os 40 anos de idade, os exames são focados em tudo que envolve a próstata. E após os 45 é indispensável que os homens procurem um urologista para realizar o exame de toque. No primeiro contato é feita uma entrevista para que o paciente relate o panorama clínico ao médico, que pergunta sobre os sintomas e analisa o histórico de doenças cirúrgicas.

Mas todo tratamento que envolva a saúde do homem deve ser realizado em clínicas especializadas e focadas na saúde do homem. No Rio de Janeiro, a Clinica Vivace Saúde do Homem, conta com os melhores e mais preparados especialistas em urologia e todos serviços que envolvam o público masculino. Conheça nossas especialidades médicas!

Ligue para a Vivace!  Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Paulo Roberto

Dr. Paulo Roberto S. de Carvalho
Urologista
CRM 52799041

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados