como-tratar-calculo-renal
Avalie este post

Você sabe o que é cálculo renal? Também conhecido como pedra nos rins, esse problema urológico afeta 10% dos brasileiros, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia. O que pouca gente sabe é que o cálculo renal pode ser evitado com medidas simples, como por exemplo, beber mais água e ter uma alimentação saudável.

Como surge o cálculo renal?

Os rins possuem a função de filtrar o sangue e transportar as substâncias que o organismo julga ruins para serem eliminadas através da urina. Porém, por um erro do metabolismo do rim, essas substâncias podem ficar presas fazendo com que o cálculo renal se forme. Outras causas da doença podem estar relacionadas ao fator genético, idade e a ingestão de certos alimentos.

A desidratação é a principal causa da doença. Ou seja, quem bebe pouca água tem mais chance de ter cálculo renal, pois a urina fica concentrada e os cristais (substâncias ruins) também, formando a temida cólica renal.

O que é a cólica renal?

A cólica pode ser tão intensa que chega a se estender para a região lombar com irradiação para o abdômen. Isso acontece porque a pedra sai do rim e migra em direção à bexiga através do ureter, fazendo com que a urina não passe e obstrua o rim, dilatando-o. A dor pode ser evitada com analgésicos e anti-inflamatórios.

Tipos de cálculo renal

  • Cálculos de cálcio – Os mais comuns
  • Cálculos de Cistina – Acontece em pessoas que têm cistinúria
  • Cálculos de estruvita – Encontrado principalmente em mulheres com infecção urinária
  • Cálculos de ácido úrico – Encontra-se em pessoas que perdem muito líquido

Sintomas

Os principais sinais do problema são dores intensas na região abdominal e lombar, dor ao urinar, urina com sangue, avermelhada, rosada, escura e mal cheirosa, náuseas e vômito, necessidade de urinar várias vezes durante o dia, febre e calafrios.

Como evitar pedra nos rins

Recomenda-se ingerir no mínimo dois litros de água por dia, principalmente antes de dormir, pois é neste momento que a urina fica mais concentrada, possibilitando a formação de pedras. Além disso, coma bastante legumes e verduras, diminua a ingestão de sal, carne vermelha, refrigerantes e sucos industrializados; tome sucos cítricos naturais, como de Laranja e Limão.

Prevenção é o melhor remédio

Existem casos em que o cálculo renal não se manifesta, mas está lá. Então previna-se e tenha o médico o seu melhor amigo. Faça o seu diagnóstico habitual aqui na Vivace Saúde do Homem. Nós detectamos o cálculo renal através de exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada, além da anamnese e do exame físico. Solicite sua consulta!

Ligue para a Vivace!  Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Paulo Roberto

Dr. Paulo Roberto S. de Carvalho
Urologista
CRM 52799041

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados