Homem saudável correndo

Popularmente conhecido como pedra nos rins, o cálculo renal, ou litíase urinária, consiste na formação de “pedras” nas vias excretoras (rins, ureter, bexiga e uretra).

A formação desses cálculos depende de uma série de fatores, como: hereditariedade, doenças pré-existentes, medicamentos, obstruções ao fluxo urinário (HPB, anomalias anatômicas), infecção urinária, entre outros.

Os cálculos podem ser por oxalato de cálcio, fosfato de cálcio, estruvita, ácido úrico, cistina, entre outros tipos de substâncias.

O diagnóstico do Cálculo renal

O diagnóstico do cálculo renal é feito com exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada, além, é claro, da anamnese e exame físico. O tratamento é muito variável e vai depender de uma série de fatores como a posição do cálculo, o tamanho, sua consistência, entre outros.

Quando não tratado adequadamente, pode levar à perda da função dos rins, prejudicando ainda mais a saúde do homem ou de quem estiver com a doença.

Outros cuidados em relação ao Cálculo renal

Nós, da Vivace Saúde do Homem, lembramos que muitas vezes é necessário fazer um estudo metabólico para se investigar a causa da litíase de repetição. Algumas medidas podem ser úteis para se evitar a formação de novas pedras como a ingestão de frutas cítricas e principalmente a boa ingestão de água.

Nossos urologistas realizam cirurgias a laser, por vídeo ou percutâneas, fazendo com que o paciente tenha o menor trauma cirúrgico possível e possa voltar para sua vida normal rapidamente.

Solicite sua consulta!