Jovem homem sorrindo no topo de uma montanha

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição muito frequente entre as doenças que atingem os homens. Sua prevalência aumenta com a idade e abrange entre 80 e 90% dos homens aos 90 anos.

Em geral, a próstata pesa em torno de 20 a 30g no adulto e quando a próstata aumenta, o homem começa a ter dificuldade de esvaziar a bexiga e, com isso, tem que fazer mais força ao urinar, o jato fica fraco e tem que ir ao banheiro várias vezes ao dia.

O diagnóstico da HPB

O diagnóstico pode ser feito com o toque retal e o exame de ultrassonografia prostática. Quando não tratada adequadamente, pode evoluir para uma retenção urinária e, em casos mais severos, até a perda da função dos rins. O tratamento pode variar de orientações dietéticas a tratamento medicamentoso e cirurgia (ressecção endoscópica ou prostatectomia).

Na Vivace Saúde do Homem realizamos exames como Urofluxometria, Urodinâmica, Ultrassonografia, além de questionários validados internacionalmente para que possamos fazer os diagnósticos e os tratamentos mais adequados.

O mais importante no tratamento da HPB é evitar danos aos rins e a bexiga para melhorar a qualidade de vida do homem.

Fatores de risco da HPB

A idade é o principal, pois a manifestação da doença só atinge a saúde do homem após os 40 anos. E com 55 anos de idade um em cada quatro homens tem algum sinal de aumento da próstata. Já aos 75 anos, metade dos homens sentem sintomas desse mal.

O histórico na família é um dos fatores que contribuem para o surgimento da doença no homem.

Solicite sua consulta!