Vasectomia
Avalie este post

A vasectomia é um procedimento contraceptivo, que é recomendado por urologistas, quando se trata de planejamento familiar. No entanto, esse assunto desperta medo em muitos homens, por mito ou desinformação, como receio da impotência sexual depois do procedimento cirúrgico, perda de virilidade e outros mitos.

O caminho para acabar com esses temores é buscar o conhecimento que desmistifique a vasectomia. A Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, elaborou uma lista com 10 itens para esclarecer o que é e o que não é verdade, quando se trata de vasectomia. Confira:

Como ocorre a cirurgia da Vasectomia

O procedimento cirúrgico da vasectomia é muito simples, inclusive se comparado ao ligamento de trompas da mulher. O que o cirurgião vai fazer é apenas cortar os canais deferentes, que são as duas vias que transportam o esperma dos testículos.

As duas extremidades são seccionadas e depois amarradas. Com isso os dutos deferentes ficam interrompidos e o sêmen fica sem os espermatozoides.

A Vasectomia é uma esterilização definitiva?

Além do preservativo, a vasectomia é um procedimento médico moderno, que pode-se afirmar que é o que chegou mais próximo da eficiência na contracepção do homem. A Vasectomia é uma cirurgia que tende a resultados definitivos, mas pode ser revertida.

Vasectomia e a masculinidade

O procedimento da vasectomia em nada interfere na masculinidade, e não guarda nenhuma relação entre a vasectomia e a potência sexual do homem. A vasectomia não causa impotência sexual.

Cirurgia da vasectomia, ejaculação e perda do libido

Esse é outro mito quando se fala de vasectomia e homens. Acredita-se que depois da vasectomia o homem não ejacule mais. A única diferença é que o líquido seminal não vai conter espermatozoides.

É importante saber que a maior parte do liquido ejaculado vem das vesículas seminais e não dos ductos deferentes. Sendo assim, não tem mudança na quantidade de líquido ejaculado. E não há ligação entre vasectomia e diminuição de libido.

A vasectomia é irreversível?

A vasectomia é uma forma permanente de método contraceptivo, mas alguns homens optam por reverter. E pode ser feita através de um procedimento conhecido como vasovasostomia, que tem maior probabilidade de acerto, quando realizado até 10 anos após a cirurgia de vasectomia.Nos Estados Unidos, cerca de 600 mil homens fazem vasectomia por ano e 5% deles resolvem fazer a vasovasostomia.

O perfil familiar de quem faz vasectomia

Normalmente quem realiza a vasectomia são homens que já possuem família constituída e não querem ter mais filhos. Mas isso é a grande maioria, não uma regra geral.

A quem é indicada uma vasectomia

A vasectomia é realizada em homens férteis, geralmente na casa dos 30 anos de idade, que já tenham família constituída. Nesse caso, a visão dele é o planejamento familiar.

A vasectomia é dolorosa?

Após o procedimento, em geral, o paciente pode apresentar algum desconforto na região escrotal, quando se pratica relações sexuais, mas não se configura uma dor. E na relação sexual, não há nada de diferente, o que prevalece é a sensação normal de prazer.

Vasectomia é a castração sexual do homem?

A vasectomia é feita com aplicação de anestesia local. São realizados dois cortes pequenos no escroto, não no pênis, e depois fechados com pontos. Como o pênis não participa do procedimento, não há risco de mutilação.

Depois da vasectomia o órgão sexual diminui

Esse é outro pensamento entre quem desconhece o assunto. Mas como o pênis não é afetado no procedimento cirúrgico, esse risco é totalmente descartado, bem como interferir com sua sensibilidade.

Clínica para cirurgia da vasectomia no Rio de Janeiro

A realização de uma vasectomia é um simples procedimento sem o menor risco à saúde do homem. E a Clínica Vivace – Saúde do Homem conta com médico urologistas preparados para a realização de cirurgia de vasectomia com toda uma estrutura médica qualificada.

Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400

 

Dr. Luiz Augusto

Dr. Luiz Augusto W. de Carvalho
Urologista
CRM 52766640

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados