Homem sorrindo | Vasectomia | Vantagens e desvantagens
Avalie este post

A vasectomia é um dos procedimentos mais requisitados pelos homens que buscam métodos contraceptivos definitivos. Se você tem dúvidas a respeito da cirurgia, confira algumas vantagens e desvantagens a respeito da vasectomia.

O que é vasectomia?

A vasectomia é um tipo de contracepção masculina definitiva, que tem por objetivo interromper a circulação dos espermatozoides que são produzidos pelos testículos e levados para os canais deferentes, que desembocam na uretra.

Como é feita a vasectomia?

A cirurgia de vasectomia é uma cirurgia relativamente simples. Ao iniciar o procedimento, aplica-se a anestesia local em cada lado do saco escrotal para expor o ducto deferente, que leva os espermatozoides à uretra.

Um segmento de até dois centímetros do canal é cortado e as pontas são ligadas e cauterizadas. Depois de se recolocar o ducto deferente no escroto, a pele é fechada com pontos. Essa cirurgia dura em torno de 20 a 30 minutos e pode ser realizada por um médico cirurgião ou urologista.

Quais as vantagens da vasectomia?

O procedimento cirúrgico tem diversas vantagens, como:

  • O paciente não precisa de internamento, e a recuperação é relativamente simples, sendo necessários apenas alguns dias de repouso.
  • É uma cirurgia simples, não dolorosa e em alguns casos provocará somente um desconforto nos primeiros dias.
  • É um dos métodos contraceptivos mais seguros, desde que o homem e/ou o casal decida que não há o desejo de ter filhos.
  • A vasectomia não interfere nas relações sexuais, na capacidade de ereção, no desejo sexual, nem na possibilidade de chegar ao orgasmo. O homem que passou pelo procedimento de vasectomia pode seguir com a vida sexual normalmente.
  • Após a cirurgia, o homem pode retomar a sua vida sexual em uma semana. No entanto, é recomendável que nas primeiras relações sexuais seja usada a camisinha, até a realização do espermograma para ter a certeza de que não há mais espermatozoides.
  • A vasectomia evita que haja a necessidade do uso de outros métodos contraceptivos, além de ser um procedimento mais eficaz e sujeito a menos complicações do que a laqueação das trompas na mulher.
  • A vasectomia pode ser reversível, mas o sucesso da cirurgia de reversão depende de cada caso. As chances de sucesso num homem que fez a vasectomia há muito tempo são menores do que aqueles que fizeram recentemente.

Desvantagens da vasectomia

    A vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.
      Durante os primeiros meses, é necessário o uso de um método contraceptivo adicional para evitar gravidez.

        A reversão da vasectomia é um procedimento completo, e trata-se de uma cirurgia cara e que pode não ser 100% eficaz.
        Em casos raros, os vasos deferentes podem crescer e ligar-se novamente, tornando o homem novamente fértil.

Onde fazer a cirurgia de vasectomia?

A Vivace Saúde do Homem cirurgia de vasectomia no Rio de Janeiro conta com um quadro de médicos preparados e qualificados para realizarem a cirurgia de vasectomia, bem como esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto.

Para mais informações sobre a cirurgia de vasectomia ou sobre assuntos relacionados à saúde do homem, entre em contato com a clínica Vivace – Saúde do Homem.

Related Post

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados