Homem com a mão no queixo | O que causa as verrugas genitais nos homens
Avalie este post

Muitos homens se queixam do aparecimento de verrugas no órgão genital, mas a maioria não sabe quais são as principais causas deste tipo de ocorrência. Grande parte dos casos são alterações causadas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano).

A preocupação com o surgimento de verrugas se deve ao fato de que elas são relacionadas, num primeiro momento, a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Além disso, os pacientes geralmente sabem que o HPV está ligado a doenças mais graves, como câncer de pênis, do canal anal, da cavidade oral e também do colo do útero.

Segundo uma pesquisa recente, cerca de 60% da população sexualmente ativa já teve algum tipo de contato com o vírus, mas, por sorte, nem todas as pessoas estão propensas a desenvolver a doença.

Como o HPV se manifesta

No sexo masculino, o HPV costuma se manifestar através de uma verruga genital simples – chamada de condiloma – ou mais complexa – condilomatose peniana –, ou ainda por um tumor no pênis. Felizmente, a última opção é menos frequente.

O condiloma é caracterizado por uma verruga solitária, cujo tamanho pode se alterar, mas que não modifica o pênis. Diferentemente da condilomatose peniana, em que as verrugas são múltiplas e coalescentes, além de causarem a deformação do órgão.

Diagnóstico das verrugas genitais no homem

Em grande parte dos casos, apenas o exame clínico já é mais do que suficiente para detectar as verrugas genitais causadas pelo HPV.

O médico também pode indicar a peniscopia, caso as lesões não sejam perceptíveis. O exame é feito através de um aparelho que identifica anomalias causadas pela HPV e que não são visíveis a olho nu.

Já para os casos em que há suspeita de câncer de pênis, o ideal é realizar a biópsia na região.

Tratamento

A base do tratamento é destruir as verrugas e vacinar o paciente contra o HPV. No processo de eliminação das protuberâncias, o especialista pode optar pela cauterização química com ácidos, pelo mesmo procedimento com um bisturi elétrico ou pelo congelamento das verrugas.

Quanto à vacinação, está cientificamente comprovado que ela reduz as chances de volta do HPV, principalmente nos pacientes que já tiveram verrugas genitais de repetição.

Já para os casos de condilomatose, são indicadas algumas técnicas de reconstrução penianas mais complexas, a fim de preservar a funcionalidade e a estética do órgão.

Procure seu urologista

Ao primeiro sinal de anormalidade no seu órgão sexual, não deixe de procurar um especialista para saber se é algo grave ou não. Na Vivace Saúde do Homem, clínica de urologia no Rio de Janeiro, temos urologistas e outros especialistas para melhor atender nossos pacientes.

Vivace Saúde do Homem
Avenida Rio Branco, 185, Salas 403/404 – 4º andar – Centro, Rio de Janeiro
contato@vivacesaude.com.br
(21) 3199-0400.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados