Hiperplasia Prostática Benigna
Avalie este post

A próstata é uma glândula que envolve completamente o canal uretral, por onde passa a urina produzida na bexiga, situando-se abaixo dela. Comum em homens idosos com idades acima de 70 anos, a Hiperplasia Prostática Benigna, conhecida pela sigla HPB, consiste no aumento do tamanho da próstata, o que reduz o calibre da uretra, causando dificuldades em urinar, micção retardada, sensação de que a urina não foi expelida completamente, incontinência e outros sintomas relacionados ao ato de urinar.

Diretamente ligada à presença do hormônio masculino característico, a testosterona, a hiperplasia da próstata representa na maior parte dos casos um obstáculo mecânico à passagem da urina pela uretra e posterior eliminação pelo pênis. Com a obstrução da uretra, a bexiga reage aumentando seu volume muscular, o que faz com que internamente tenha sua armazenagem diminuída. Ao longo do tempo, caso não seja corretamente diagnosticada e tratada, a HPB pode levar ao desenvolvimento de infecções causadas pelo acúmulo de bactérias no interior da bexiga.

Os sintomas, portanto, são divididos em obstrutivos, relacionados à dificuldade em eliminar completamente a urina – jato fracionado, gotas ao final – e irritativos, que causam alterações na frequência urinária, como noctúria – idas noturnas ao banheiro – e urgência.

Como é o tratamento?

Uma vez diagnosticada, por exame de toque, de PSA e ultrassonografia prostática, a HPB pode não demandar nenhum tipo de tratamento. Entretanto, em casos mais graves, podem ser ministrados medicamentos inibidores de 5 – alfa – reductase, alfa-adrenérgicos, entre outros. Para avaliação do quadro geral, o médico urologista pode indicar a realização do questionário IPSS, sigla em inglês que significa Marcador Internacional de Sintomas Prostáticos. Com ele, o médico pode categorizar o quadro da patologia de leve a grave, em que pode ser indicada a realização de cirurgia de ressecção endoscópica ou mesmo a prostatectomia.

Os principal fator de risco para HPB é a idade. A partir de 40 anos de idade, a próstata aumenta de tamanho naturalmente, evoluindo para o quadro de hiperplasia em cerca de 25% dos homens dessa faixa etária. Histórico familiar da doença também aumenta as chances de se desenvolver a patologia. Por isso, fique atento, consulte seu urologista, que poderá prescrever o melhor tratamento para Hiperplasia Prostática Benigna.

Clínica de saúde do homem

Na Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, nossos médicos urologistas têm como foco a promoção da qualidade de vida. Por isso, valorizamos o diagnóstico precoce e medidas preventivas, como dieta equilibrada e prática regular de exercícios.

Se você apresenta algum dos sintomas relativos à HPB, procure nossa clínica no Centro do Rio. Sua saúde é nossa prioridade.

Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Paulo Roberto

Dr. Paulo Roberto S. de Carvalho
Urologista
CRM 52799041

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados