Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, cerca de 15% dos casais em todo o mundo apresentam infertilidade, e desse percentual, em 30% dos casos o problema está no homem. As dificuldades de reprodução atingem homens de diversas formas, e são reversíveis nos casos de problemas hormonais, infecções ou varizes nos vasos testiculares, também conhecidas como varicoceles.
O primeiro passo para avaliar as reais condições reprodutivas no homem é a realização de um espermograma. Trata-se de um exame em que são medidos os aspectos do sêmen, como consistência, odor, cor e PH. Os espermatozoides também são avaliados em suas propriedades de mobilidade, concentração e morfologia.
Geralmente a infertilidade no homem é causada por problemas nos testículos, gônadas que têm como função a produção de hormônios masculinos e de espermatozoides, que fecundam o óvulo feminino no ato sexual.
O processo de espermatogênese dura entre 65 e 70 dias aproximadamente, acontece no interior dos túbulos semíferos dos testículos, e divide-se em quatro fases:
- Multiplicação – quando por mitose as células fundamentais dos testículos, os espermatogônias, se multiplicam na região dos tubos seminíferos
- Crescimento – os espermatogônias ganham volume, aumentando em tamanho, transformando-se em espermatócitos primários.
- Maturação – período em que acontece a meiose, que é a divisão dos espermatócitos
- Espermiogênese – nessa fase acontece a formação completa do espermatozóide,/li>
A falta de espermatozóides, azospermia, pode ser causada por doenças obstrutivas que possam impedir sua saída, como fibrose cística ou problemas na produção nos testículos, como criptorquidia – quando o testículo não sai da cavidade abdominal – disfunções hormonais ou mesmo anomalias congênitas.
Entre os fatores externos que podem fazer a produção de sêmen reduzir em quantidade e qualidade, temos o tabagismo, drogas, esteroides anabolizantes, excesso de exercícios, sobrepeso, má alimentação, estresse, entre outros.
Mantenha-se fértil, consulte seu médico urologista
A Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, tem urologistas altamente especializados, que podem diagnosticar, prescrever e indicar os melhores tratamentos contra a infertilidade. Porque ter saúde não é apenas estar livre de doenças, mas viver em total bem estar físico, mental e social.
Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400
Dr. Luiz Augusto W. de Carvalho
Urologista
CRM 52766640