O espermograma é um exame que serve para analisar todas as condições físicas e químicas do sêmen humano, bem como verificar as propriedades dos espermatozóides, avaliando suas condições de fertilização no óvulo feminino.
Normalmente feito com o objetivo de devolver ao homem a capacidade de procriar, serve também para diagnosticar a situação de sua incapacidade, em alguns casos, permitindo que sejam tratados.
Preparação para o exame de espermograma
O espermograma faz uma avaliação dos testículos e das glândulas seminais e monitora a fertilidade, depois da realização de uma cirurgia de vasectomia.
Antes da realização do exame é preciso alguns cuidados como não manter relações sexuais e abster-se de qualquer outra forma de ejaculação, no período entre três a cinco dias antes.
O resultado é medido de acordo com a quantidade e a qualidade do espermatozóide. Caso o exame seja feito para monitorar a vasectomia, não é preciso abster-se de ejaculação sem necessidade de preparação. Em raros casos, pode se recomendar uma dieta.
Como é feito o exame
Normalmente o exame é feito em laboratório. Seu método é simples: colhe-se o sêmen em um frasco, por meio da masturbação, que é realizado em uma sala exclusiva para este fim.
Caso o paciente se sinta constrangido, na forma de colheita do sêmen, ele pode fazer o processo em casa, mas o sêmen deve ser preservado em uma temperatura ideal e chegar ao laboratório em no máximo uma hora. Por isso, o método de se fazer em casa, deve ser evitado ao máximo.
O espermograma, para se ter um resultado final consistente, precisa ser feito três vezes, em intervalos de quinze dias, já que as múltiplas influências físicas e psicológicas que o paciente está sujeito. Os espermatozóides são avaliados quanto a sua formação, quantidade e mobilidade.
O exame serve para avaliação de uma série de propriedades, como movimentos direcionados, formato e capacidade de penetração adequada no interior do óvulo. Esses parâmetros são feitos, por exemplo, no monitoramento da vasectomia.
O que o exame indica
- Ausência total de espermatozoides – azoospermia
- Baixa quantidade de espermatozoide – Oligospermia
- Motilidade baixa do espermatozoide – Astenospermia
- Diminuição do número e motilidade – Oligoastenospermia
- Alteração no formato do espermatozoide – Teratospermia
- Excesso de espermatozoide – Necrospermia
- Alta quantidade de leucócito no sêmen – Leucospermia
Clínica para fazer vasectomia no Rio de Janeiro
A Vivace é uma clínica de urologia no Rio de Janeiro, que conta com urologistas especializados e prontos para a realização de exames de espermograma, bem como a cirurgia de vasectomia.
Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400
Dr. Luiz Augusto W. de Carvalho
Urologista
CRM 52766640