Ressecção transuretral da próstata

A próstata é uma região do homem que está suscetível a uma série de problemas, embora o câncer de próstata seja o mais divulgado, vários outros males podem atingi-la, fazendo com que uma série de tratamentos e técnicas sejam desenvolvidas para ajudar quando eles começam a surgir. Quando ocorrem problemas urinários como: dificuldade em urinar, aumento do tempo necessário para terminar de urinar e até mesmo não conseguir urinar, estes são sinais que existe algum problema afetando a bexiga ou a próstata.
Em geral, o problema é o aumento da próstata que diminui ou até mesmo bloqueia a saída da bexiga, e nestes casos o procedimento mais recomendado é uma cirurgia de ressecção transuretral da próstata.
A maior parte dos homens sofrem de algum problema na próstata, principalmente ao chegar aos 60 anos, fazendo com que este procedimento seja um dos procedimentos ligados a próstata mais requisitados . Embora muitos homens tenham medo dos procedimentos cirúrgicos ligados a próstata, às vezes eles são o único meio de evitar problemas maiores. Para informar e tirar possíveis dúvidas sobre a ressecção transuretral da próstata, seguem algumas informações importantes:

Como funciona a ressecção transuretral da próstata

O cirurgião insere um ressectoscópio (instrumento utilizado na cirurgia) através da uretra, o canal que tem como principal função a de transportar a urina da bexiga para fora do corpo. O ressectoscópio vem devidamente equipado com luzes, válvulas e materiais para fazer o corte de tecidos. No procedimento, o cirurgião vai eliminando uma peça de tecido por vez, levando-os até a bexiga onde serão descartados. A operação elimina toda ou parte da próstata do homem.

Quando é necessário fazer uma ressecção transuretal da próstata

A maior parte dos casos surgem por problemas relacionados ao tamanho da próstata, quando, por exemplo, esta cresce além do normal obstruindo todo ou parcialmente o canal de saída da urina. Em casos de câncer de próstata que impossibilitam o paciente de urinar e uma prostatectomia radical não é possível, geralmente é recomendado que ele adote a ressecção transuretral da próstata como procedimento para aliviar os sintomas.

Riscos

Qualquer procedimento cirúrgico pode apresentar riscos que vem de possíveis complicações que podem ocorrer na mesa de cirurgia e efeitos colaterais do ato cirúrgico. No caso da Ressecção transuretral da próstata os riscos são:

  • Possibilidade da urina sair com sangue após a cirurgia;
  • Pode se tornar doloroso ou mais difícil urinar após a cirurgia;
  • Ejaculação retrógrada, quando a ao invés do sêmen ser expelido pelo pênis ele vai parar na bexiga;
  • Possíveis infecções;
  • Desconfortos nas regiões suprapúbica, perineal ou genital;
  • Riscos de danos aos órgãos localizados próximos a região da cirurgia;
  • Incontinência Urinária por um determinado tempo;

A maior parte dos riscos listados não são comuns de ocorrer, sendo que a maior parte dos pacientes consegue retomar a vida normal em pouco tempo;

Após a ressecção transuretral da próstata

Logo após o término da cirurgia, o paciente é levado para uma sala onde realizará uma série de exames de checagem para saber se está tudo certo, e podem incluir eletrocardiogramas, exames respiratórios, exames de pressão, etc. Com o aval do médico após os exames, o paciente pode ir para um quarto onde será alimentado primeiramente com líquidos até seu corpo estar preparado para alimentos sólidos. O catéter que segura a urina deverá permanecer no lugar entre um e três dias para drenar a urina até a cura da próstata.
Ao voltar para casa o paciente precisará consumir bastante líquido, em média de 2 a 3 litros por dia, para ajudar a liberar coágulos restantes da cirurgia. Trabalhos que exijam esforço não devem ser realizados até a orientação médica. Qualquer sintoma estranho como dificuldade em urinar, febre, vermelhidão, inchaço ou sangramentos no lugar onde o ressectoscópio foi inserido deve ser notificado ao médico imediatamente.

Na Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, você conta com os urologistas especializados, prontos para prescrever os melhores tratamentos. Venha par aa Vivace, e ganhe em qualidade de vida!

Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Luiz Augusto

Dr. Luiz Augusto W. de Carvalho
Urologista
CRM 52766640