A fisioterapia pélvica e a Dor Pélvica Crônica no homem

A dor tem um forte impacto negativo sobre a qualidade de vida integral do indivíduo. Em se tratando de Dor Pélvica Crônica (DPC) pode comprometer objetivamente a qualidade de vida sexual do paciente devido à sua localização, a pelve.
A DPC é uma dor sem malignidade, relacionada às estruturas pélvicas, com duração de cerca de 6 meses. No homem, a dor pode se apresentar na genitália (pênis e escroto), região anal e vesico-uretral, na musculatura do assoalho pélvico e nas regiões púbica e coccígea. Seja qual for sua localização, procurar ajuda de um profissional especializado é imprescindível para acolhimento e avaliação da queixa e eleição do melhor tratamento, este muitas vezes multidisciplinar.
As disfunções musculoesqueléticas e neurológicas que causam DPC são mais sensíveis ao tratamento fisioterapêutico. Alguns exemplos delas são: síndrome da dor anorretal, anismus, síndrome da dor do nervo pudendo, síndrome da dor perineal, síndrome da dor dos músculos do assoalho pélvico.
Os exercícios terapêuticos globais e dos músculos pelvi-perineais, o TENS e o biofeedback, são umas das ferramentas utilizadas no tratamento destes casos da DPC. O objetivo do tratamento da fisioterapia pélvica é acolher o paciente, promover a melhora do quadro álgico e da qualidade de vida (e sexual) do paciente.

Por quê da abordagem multidisciplinar

Escutar, acolher e criar vínculos são as bases de qualquer tratamento de sucesso. Na fisioterapia não é diferente, por isso, procuramos sempre tornar o paciente parte ativa em todo o processo, promovendo sua integração com os profissionais da área médica envolvidos, potencializando os efeitos benéficos dos tratamentos prescritos.

A Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, dispõe de equipe médica multidisciplinar composta por profissionais de diversas especialidades médicas. A Dor Pélvica Crônica tem solução, faça contato, agende sua consulta e melhore a qualidade de sua vida sexual!

Ligue para a Vivace!  Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Mauro Luis

Dr Mauro Luis Barbosa Jr.
Fisioterapeuta
Crefito 78585F

Referência:
M. Falla, , A.P. Baranowskib , C.J. Fowlerb , V. Lepinardc , J.G. Malone-Leed , E.J. Messelinke , F. Oberpenningf , J.L. Osborneg , S. Schumacherh. EAU Guidelines on Chronic Pelvic Pain. European Urology 46 (2004) 681–689