Números do INCA comprovam que o câncer de próstata é o segundo mais recorrente entre os brasileiros. No entanto, a faixa etária que apresenta maior risco de desenvolver a doença está, de fato, entre homens maiores de 50 anos. Já está mais que comprovado que o câncer prostático tem as chances de cura drasticamente aumentadas quando o diagnóstico é feito precocemente, e, para isso, atualmente os exames mais empregados são os de toque retal e de PSA.
Ao ser diagnosticado câncer de próstata, ou até ocorrência de HPB, a Hiperplasia Prostática Benigna, o médico urologista precisa avaliar o paciente de maneira muito criteriosa e pautado em diversos exames, não apenas no de toque e de PSA, para indicar o tratamento adequado. Outros exames indicados são a biópsia da próstata, em que uma parte da glândula é analisada em laboratório para avaliar a malignidade do câncer, e a ultrassonografia, para aferir as dimensões prostáticas.
Ou seja, todo urologista, antes de prescrever qualquer tipo de tratamento, precisa estar munido de uma gama de informações que pautarão a medicação indicada ou a necessidade de intervenção cirúrgica.
Quais homens estão mais propensos a desenvolver câncer de próstata?
É consenso entre os urologistas que a partir dos 50 anos as chances de desenvolver neoplasia na próstata aumentam consideravelmente. Nesse sentido, a campanha Novembro Azul, com as orientações da Sociedade Brasileira de Urologia, não deixa dúvidas sobre qual a parcela da população precisa dar mais atenção aos exames que visam detectar precocemente o câncer prostático.
Nos homens com idade abaixo de 40 anos, embora sejam raros os casos de câncer de próstata, a procura pelo urologista não pode ser negligenciada. Embora apenas 2% desses homens sejam diagnosticados com câncer, neles a patologia geralmente apresenta-se mais agressiva, por isso destaca-se a importância das visitas regulares ao urologista também para esta faixa etária.
Consulte sempre urologistas com certificado TiSBU
Os urologistas da Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, são todos credenciados e certificados pela SBU, o que garante diagnósticos e tratamentos seguindo os mais rigorosos procedimentos médicos. Estamos sempre em busca do melhor para a saúde do homem, no Novembro Azul e ao longo de todo o ano.
Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400
Dr. Paulo Roberto S. de Carvalho
Urologista
CRM 52799041