Urodinâmica é o método usado para avaliar as várias fases do ato de urinar (produção, transporte, retenção e excreção), através de alguns parâmetros específicos como volume de urina produzido, retido ou excretado, fluxo das vias urinárias, entre outros. Seu principal objetivo é verificar as reais condições do trato urinário baixo, que pode estar comprometido em razão de distúrbios urológicos ou neurológicos.
Basicamente, é feito um estudo das fases de enchimento e de esvaziamento da bexiga, usando como medidor as pressões vesicais, uretrais e abdominais. A bexiga só é capaz de armazenar e manter a urina por meio do fechamento da uretra, já que ela possui uma musculatura chamada esfíncter vesical, que controla a sua liberação. Se esse músculo se relaxar, a pressão no interior da bexiga aumenta, fazendo com que a urina seja expelida a jatos. Qualquer distúrbio nesse mecanismo é identificado através do exame de urodinâmica.
Quando é necessário recorrer ao exame de urodinâmica
- Se houver sintomas de urina associados, como incontinência, urgência em urinar, perda de urina involuntária, nictúria, entre outros
- Para aqueles que já fazem tratamento de incontinência urinária, mas que não está surtindo os efeitos desejados
- Quando há incontinência urinária recidivantes
- Em quem já fez cirurgia de pelve
- Nos pacientes cujo a região pélvica já foi submetida à radioterapia
Como é feito
O exame de urodinâmica possui diversas fases que consistem em diferentes exames, que serão explicados a seguir. Não é muito demorado e pode ser realizado em 30 ou 40 minutos e, dependendo do caso, não é necessário que o paciente passe por todas as fases.
Urofluxometria
É o exame que mede o fluxo de urina e tempo em relação a ele. Não é invasivo nem há necessidade de nenhum aparelho em contato com o paciente, que deve urinar num recipiente sobre o urofluxômetro, responsável pela medição.
Cistometria
Nesse caso, o fluxo da urina vai ser relacionado com a pressão da bexiga. O exame é feito através de duas microssondas introduzidas na uretra, uma para infundir o soro e a outra para medir a pressão. Outra sonda fina é introduzida no reto, para medir a pressão intra-abdominal.
Estudo miccional
O estudo miccional tem como objetivo fornecer dados concretos sobre o esvaziamento vesical da função do esfíncter.
Perfil pressórico uretral
Esse exame fornece o grau de fechamento uretral em repouso e sob esforço. Apenas nos pacientes que têm alguma insuficiência esfincteriana essa fase é obrigatória.
Eletromiografia
Quando o esfíncter uretral externo está alterado, é preciso realizar e eletromiografia para estudá-lo. São colocados eletrodos no paciente para captar a atividade elétrica do esfíncter.
Cuidados especiais
A urodinâmica não requer nenhum cuidado especial prévio, só é necessário que o paciente esteja com a bexiga cheia antes do procedimento. Nos casos em que há incontinência, o indivíduo precisa fazer um enchimento vesical artificial na própria clínica. Algumas observações pós-exame são necessárias, como:
- observar o aumento da frequência urinária (o que é normal) nas primeiras 12 horas e que regridem antes das 48 horas de exame;
- caso haja pequenos sangramentos uretrais, saiba que é comum. Se houver alguma hemorragia, deve-se procurar rapidamente o médico;
- qualquer sintoma como febres, calafrios, náuseas e outros, caracterizados como bacteremia, são comuns em pacientes idosos, mas é raro. Caso haja, verifique as causas com seu urologista.
Qual a diferença entre urografia excretora e urodinâmica?
É comum que as pessoas confundam os dois exames, mas como deixamos bem claro anteriormente, a urodinâmica avalia da resposta da bexiga e de toda musculatura ao redor. Ao contrário, a urografia excretora tem o papel de percorrer toda a via urinária (rins, bexiga, uretra etc.) através de um raio x, para precisar o tempo que a urina demora para chegar na bexiga e se há algum problema no caminho.
Procure uma clínica de urologia confiável
O exame de urodinâmica é delicado e trabalhoso. Para realizá-lo, é recomendável que se procure bons profissionais. Na Vivace Saúde do Homem, clínica de urologia no Rio de Janeiro, você encontra uma equipe capacitada, pronta para lhe atender com dedicação e atenção. Preze pela sua qualidade de vida, agende seu horário!
[button id=”” style=”filled-big” class=”” align=”center” link=”https://vivacesaude.com.br/fale-conosco/?utm_source=blog&utm_medium=bot%C3%A3o%20de%20convers%C3%A3o&utm_campaign=O%20que%20%C3%A9%20urodin%C3%A2mica” linkTarget=”_self” bgColor=”accent2″ hover_color=”accent1″ font=”35″ icon=”aid” icon_placement=”left” icon_color=””]Solicite sua consulta![/button]