A vasectomia é um dos procedimentos mais requisitados pelos homens que buscam métodos contraceptivos definitivos. Se você tem dúvidas a respeito da cirurgia, confira algumas vantagens e desvantagens a respeito da vasectomia.
O que é vasectomia?
A vasectomia é um tipo de contracepção masculina definitiva, que tem por objetivo interromper a circulação dos espermatozoides que são produzidos pelos testículos e levados para os canais deferentes, que desembocam na uretra.
Como é feita a vasectomia?
A cirurgia de vasectomia é uma cirurgia relativamente simples. Ao iniciar o procedimento, aplica-se a anestesia local em cada lado do saco escrotal para expor o ducto deferente, que leva os espermatozoides à uretra.
Um segmento de até dois centímetros do canal é cortado e as pontas são ligadas e cauterizadas. Depois de se recolocar o ducto deferente no escroto, a pele é fechada com pontos. Essa cirurgia dura em torno de 20 a 30 minutos e pode ser realizada por um médico cirurgião ou urologista.
Quais as vantagens da vasectomia?
O procedimento cirúrgico tem diversas vantagens, como:
- O paciente não precisa de internamento, e a recuperação é relativamente simples, sendo necessários apenas alguns dias de repouso.
- É uma cirurgia simples, não dolorosa e em alguns casos provocará somente um desconforto nos primeiros dias.
- É um dos métodos contraceptivos mais seguros, desde que o homem e/ou o casal decida que não há o desejo de ter filhos.
- A vasectomia não interfere nas relações sexuais, na capacidade de ereção, no desejo sexual, nem na possibilidade de chegar ao orgasmo. O homem que passou pelo procedimento de vasectomia pode seguir com a vida sexual normalmente.
- Após a cirurgia, o homem pode retomar a sua vida sexual em uma semana. No entanto, é recomendável que nas primeiras relações sexuais seja usada a camisinha, até a realização do espermograma para ter a certeza de que não há mais espermatozoides.
- A vasectomia evita que haja a necessidade do uso de outros métodos contraceptivos, além de ser um procedimento mais eficaz e sujeito a menos complicações do que a laqueação das trompas na mulher.
- A vasectomia pode ser reversível, mas o sucesso da cirurgia de reversão depende de cada caso. As chances de sucesso num homem que fez a vasectomia há muito tempo são menores do que aqueles que fizeram recentemente.
Desvantagens da vasectomia
- A vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.
- Durante os primeiros meses, é necessário o uso de um método contraceptivo adicional para evitar gravidez.
- A reversão da vasectomia é um procedimento completo, e trata-se de uma cirurgia cara e que pode não ser 100% eficaz.
- Em casos raros, os vasos deferentes podem crescer e ligar-se novamente, tornando o homem novamente fértil.
Onde fazer a cirurgia de vasectomia?
A Vivace Saúde do Homem cirurgia de vasectomia no Rio de Janeiro conta com um quadro de médicos preparados e qualificados para realizarem a cirurgia de vasectomia, bem como esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto.
Para mais informações sobre a cirurgia de vasectomia ou sobre assuntos relacionados à saúde do homem, entre em contato com a clínica Vivace – Saúde do Homem.